Há mais uma competição de selecções no horizonte do futebol

A ideia da CONMEBOL e da UEFA é juntar as duas melhores selecções do Campeonato da Europa e da Copa América. Formato está a ser pensado para futebol masculino, feminino e futsal.

Foto
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA Reuters/FRANCOIS WALSCHAERTS

Há uma nova competição de selecções de futebol a ser preparada para se juntar às muitas que já existem. Segundo avançou nesta sexta-feira o site “Globoesporte.com”, a UEFA e a CONMEBOL estão na fase de planeamento de uma competição que irá incluir campeão e vice-campeão europeu e campeão e vice-campeão da América do Sul.

Este torneio ainda sem nome, segundo o site brasileiro, irá realizar-se de dois em dois anos, com a primeira edição, entre os dois melhores do Euro 2020 e da Copa América 2020, a disputar-se entre 21 e 29 de Março de 2022.

O “Globoesporte” adianta que Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, e Alejandro Domínguez, líder da CONMEBOL, estiveram reunidos em Janeiro passado em Nyon, na Suíça, para discutir os pormenores deste formato que irá ser aplicado também ao futebol feminino e ao futsal. 

O que está em cima da mesa é um torneio com um total de quatro jogos, em que cada uma das selecções defronta os dois adversários de outra confederação. Ou seja, não haveria confrontos entre europeus, nem entre sul-americanos. Os jogos seriam disputados numa única cidade da Europa.

Esta criação europeia e sul-americana surge numa altura em que ficou um vazio no calendário depois da extinção da Taça das Confederações, que se realizava de quatro em quatro anos, entre os diversos campeões continentais e que servia como um ensaio para o Mundial de futebol do ano seguinte.

Aplicando o modelo desta competição ao presente, os participantes europeus seriam Portugal (campeão europeu em 2016), França (vice-campeão em 2016), Brasil (vencedor da Copa América 2019) e Peru ("vice” da Copa América 2019).

Sugerir correcção
Comentar