Selecção nacional com alta parada no Montado

Daniel Rodrigues é o segundo português seguido a defender título no Internacional Amador de Portugal

Foto
Daniel da Costa Rodrigues em actuação no último domingo no 1.º Torneio Circuito CashBack World, no Montado © Filipe Guerra/GolfTattoo/FPG

Na edição de 2019, “Dani”, do CG Miramar, actual campeão nacional absoluto, foi, com 16 anos, o mais jovem português a conquistar a majestosa taça do Internacional Amador, sucedendo ao também português Vítor Lopes (CG Vilamoura) na lista de vencedores do torneio. E elevou para quatro o número de vitórias de atletas nacionais desde que o torneio mudou do formato de match play para stroke play em 2008.  

Pedro Figueiredo (Quinta do Peru) tinha vencido em 2008, no Estela Golf Club, e Gonçalo Pinto (Vilamoura) em 2013, no Montado. “Figgy” também tinha 16 anos quando ganhou há 12 anos, mas era alguns meses mais velho que “Dani”.  

“O moral e as expectativas são altas”, reconhece João Coutinho, director técnico nacional da Federação Portuguesa de Golfe. “Ainda assim”, salvaguarda, “é bom manter os pés bem assentes na terra, porque esta é uma competição muito renhida, com muitos bons jogadores. O fato de virmos de duas vitórias consecutivas não nos dá garantias, mas dá confiança e ambição, por aquilo de que já demonstrámos várias vezes ser capazes.”  

Sob a orientação do treinador nacional Nelson Ribeiro, a seleção nacional vai alinhar com Pedro Lencart, Daniel Rodrigues, Pedro Clare Neves e Pedro Cruz Silva, do CG Miramar; Afonso Girão e Vasco Alves, do Oporto GC; e Gonçalo Costa, do CG Belas.  

Exceto Pedro Lencart, que entra no âmbito do Programa Esperanças Olímpicas para Paris’2024, todos os selecionados o foram de acordo com os critérios do Ranking Nacional BPI. Lencart, campeão nacional absoluto em 2016 e 2018, vencedor do British Boys em 2018, está em grande forma e no domingo ganhou pela quarta vez consecutiva  no Circuito Cashback World.  

Os restantes portugueses em prova, competindo a título particular, são Rodrigo Andrade (CG Montado), Calvin Holmes (Quinta do Lago), Diogo Mealha (Miramar), João Pinto Basto (Quinta do Peru), João Maria Pontes (Miramar), David Martins (Vilamoura), Ricardo Serpa (Vilamoura), Ricardo Garcia (Ilha Terceira), Alberto Costa Marques (Miramar), Lucas Azinheiro (Vilamoura), Tiago Costa (Aroeira), Luca Lopes (Vilamoura), João Pereira (Aroeira). 

Com organização da FPG e integrando o calendário da EGA (Associação Europeia de Golfe), pontuável para o ranking mundial amador, o Internacional de Portugal joga-se em quatro voltas por pancadas, até sábado, sendo feito um cut na sexta-feira aos 54 buracos para os 40 primeiros e empatados. 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar