Equipa da III divisão afasta Atlético de Madrid da Taça do Rei

Colchoneros” estiveram a ganhar e acabaram eliminados pela Cultural Leonesa no prolongamento.

Foto
João Félix foi titular no Atlético de Madrid LUSA/J. Casares

A grande surpresa, para não dizer escândalo, da Taça do Rei aconteceu nesta quinta-feira, em León. Foi lá que o Atlético de Madrid, candidato a ganhar o troféu, foi surpreendido pelo modesto Cultural Leonesa, emblema da III divisão espanhola, ficando fora da competição, depois de uma derrota por 2-1 com recurso a prolongamento, nos 16 avos-de-final.

Real Madrid e Barcelona já tinham sentido dificuldades nesta eliminatória frente a rivais de escalões inferiores, mas nada fazia crer que os “colchoneros” acabassem mesmo por soçobrar. Especialmente porque Diego Simeone, mesmo fazendo várias poupanças, lançou no “onze” estrelas como João Félix, Correa, Saúl Ñíguez, Vitolo ou Herrera. Em teoria, intérpretes com qualidade suficiente para um apuramento sem sobressaltos.

E o Atlético até marcou primeiro, aos 62’, por Correa, colocando-se numa posição confortável. A partir desse momento, porém, praticamente abdicou da iniciativa e a Cultural Leonesa foi acreditando numa possível surpresa, até porque rondava com frequência a grande área adversária.

Aos 83’, na sequência de um pontapé de canto, o empate chegou mesmo. Adán (titular na baliza no lugar de Oblak) teve uma saída em falso e Castaneda aproveitou a segunda bola para desferir um remate de primeira que deixou os adeptos da equipa da casa em delírio, num estádio lotado.

O Atlético era forçado a disputar o prolongamento se quisesse continuar em prova, mas o suplemento de alma que os anfitriões acumularam com o empate deu-lhes alguma vantagem. Já com Saponjic e Riquelme em campo, os “colchoneros” estiveram perto do golo, mas também permitiram algumas transições. Numa delas, aos 108’, Benito surgiu ao segundo poste a finalizar de pé esquerdo e a confirmar um desfecho improvável.

Nessa altura já muito dependente das arrancadas de João Félix, o Atlético ainda alvejou a baliza contrária um par de vezes, mas sem a clarividência que se exige a um candidato à conquista da Taça do Rei. E acabou o jogo a assistir à festa de arromba de uma equipa que ocupa o segundo lugar na série que disputa no III escalão do futebol espanhol.

No sorteio dos oitavos-de-final, vai haver uma espécie de um corpo estranho chamado Cultural Leonesa. Dois nomes que ajudam a explicar, uma vez mais, por que razão o futebol é uma modalidade tão imprevisível.

Sugerir correcção
Comentar