Miguel Manso
Foto
Miguel Manso

Vizela oferece vacinação e identificação electrónica de animais de companhia

Uma viatura da autarquia, devidamente preparada para a vacinação e colocação do dispositivo electrónico nos cães e gatos, vai estar em vários pontos das diferentes freguesias, uma vez por mês.

A Câmara de Vizela vai oferecer, durante seis meses, a vacinação anti-rábica e a identificação electrónica de animais de companhia, disse esta segunda-feira à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo Vítor Hugo Salgado, a medida já está em vigor e enquadra-se no programa “Vizela ProAnimal”, dando resposta ao novo quadro legal que obriga.

O autarca espera que este incentivo dirigido às famílias do concelho contribua para que um maior número de animais de companhia possa ser identificado. Nesse sentido, a autarquia vai promover uma campanha de sensibilização nos órgãos de comunicação social locais.

Para tornar a medida mais eficaz, uma viatura da autarquia, devidamente preparada para a vacinação e colocação do dispositivo electrónico nos cães e gatos, vai estar em vários pontos das diferentes freguesias, uma vez por mês. Na área da cidade estará uma vez por semana, referiu.

Vítor Hugo Salgado recorda que, neste mandato, várias medidas têm sido tomadas pelo seu executivo na área do tratamento aos animais errantes, nomeadamente a aquisição de uma viatura para a emergência animal, além das campanhas de adopção e vacinação, entre outras que pretendem colocar Vizela como uma referência nacional neste domínio.

A construção no concelho de Vizela de um equipamento para cães e gatos, já em curso, no valor de 260 mil euros, mais IVA, é, sinalizou o presidente da câmara, uma das “acções mais relevantes”, esperando-se que a obra esteja concluída em Julho.