Marinha resgatou três passageiros de cruzeiros no Funchal na passagem de ano

Os passageiros desembarcaram no cais da Marina do Funchal, onde eram aguardados por ambulâncias da Cruz Vermelha e dos Bombeiros Sapadores do Funchal.

Foto
Os três passageiros foram resgatados durante as celebrações de Ano Novo na Madeira LUSA/HOMEM DE GOUVEIA

A Marinha resgatou, por motivos de saúde, três pessoas que se encontravam em navios de cruzeiro no Funchal, Madeira, entre o final de terça-feira e a manhã de quarta-feira. Em comunicado, a Marinha informa que, ao final da tarde de dia 31, retirou do navio Saga Sapphire, de bandeira de Malta, uma octogenária com um ombro deslocado.

Do navio Aurora, de bandeira das Bermudas, foi resgatado, na noite de terça-feira, um homem de 77 anos que sofria de uma doença cardíaca, e, do navio Amera, de bandeira das Bahamas, foi retirado um passageiro de 74 anos que apresentava sintomas de enfarte, já na manhã de dia 1.

“Considerando as posições dos navios, foi accionada a semi-rígida do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN-SR40), tendo os passageiros desembarcado no cais da Marina do Funchal, onde eram aguardados por ambulâncias da Cruz Vermelha e dos Bombeiros Sapadores do Funchal”, adianta a Marinha, na mesma nota.

Os alertas foram recebidos no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), através do contacto telefónico do respectivo agente de navegação.

“A informação foi de imediato encaminhada para o INEM — Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), entidade com competência para avaliar a situação clínica e por determinar qual a modalidade de resgate”, refere ainda a Marinha. O comando local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta das ocorrências, acrescenta.

Sugerir correcção
Comentar