Número de touradas e de espectadores aumentou em 2019

PróToiro que diz que o número de espectadores chegou aos 469 mil. Realizaram-se 207 touradas em Portugal.

,Praça de touros
Foto
Nelson Garrido

Mais touradas e mais espectadores. Segundo revelou nesta quinta-feira a PróToiro-Federação Portuguesa de Tauromaquia, este ano 469 mil pessoas assistiram a touradas, que representa “uma subida de 7% face a 2018 (440 mil), sendo o valor de 2019 o mais elevado dos últimos 5 anos

“Neste ano registaram-se 207 espectáculos, uma subida em relação aos 202 de 2018. O número médio de espectadores em Corridas de Toiros ascende às 2793 pessoas, o que representa um acréscimo de 442 pessoas face à média dos últimos 20 anos”, diz a PróToiro em comunicado.

Realizaram-se ainda cerca de mil eventos da chamada tauromaquia popular (actividades de rua como largadas, touradas à corda, capeias…) “estimando-se que tenham envolvido mais de 2 milhões de pessoas”.

“A vitalidade da Tauromaquia em Portugal fica também espelhada nos resultados obtidos na transmissão televisiva de quatro corridas (3 na RTP e 1 na TVI) tendo obtido uma media acumulada de 1 milhão e 800 mil telespectadores”, acrescenta a nota dos defensores das touradas.

“Após três anos de crescimento, a retoma do sector é já uma realidade. Trata-se de um sector cultural socialmente responsável, promotor da biodiversidade e da mitigação das alterações climáticas, gerador de riqueza e emprego, sendo uma das expressões únicas da cultura portuguesa”, diz Hélder Milheiro, Secretário-Geral da PróToiro, citado no comunicado.

“Perante os ataques de alguns partidos contra a tauromaquia, a resposta dos portugueses foi dada indo às praças de norte a sul. Uma resposta clara de afirmação da liberdade e respeito dada pelos portugueses, em defesa da nossa cultura, que deveria ser entendida pelo Governo”, acrescenta Malheiro.

Albufeira, tal como em anos anteriores, foi a cidade com mais espectáculos (25), seguida de Lisboa (14) e Vila Franca de Xira (11).

Esta informação foi reunida pela PróToiro, que diz ter sido conseguida com base no cruzamento dos dados da Associação Nacional de Toureiros e da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide.

Sugerir correcção