Câmara de Santa Comba Dão recebeu duas estátuas de Salazar mas não diz para quê

Protocolo com a Direcção-Geral do Património Cultural passou uma estátua em bronze e um busto de pedra do ditador para a guarda da autarquia.

Foto
Salazar em 1936, a posar, sob o olhar atento de António Ferro, para um dos bustos a partir dos quais Francisco Franco fez a estátua em questão Global Media

As duas peças estavam arrumadas numas instalações em Loures até há pouco tempo. A maior é uma estátua de bronze com 2,3 metros, que representa António de Oliveira Salazar em vestes doutorais. A mais pequena é um busto em pedra, que pesa 500 quilos. As duas são da autoria do escultor Francisco Franco e estavam à guarda da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC). Foi em Setembro de 2017 que a Câmara Municipal de Santa Comba Dão (CMSCD) assinou um protocolo com a DGPC, que passava a estátua e o busto para a alçada da autarquia por cinco anos, sendo que o período é renovável.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 24 comentários