Bloco traz cimeira do clima ao Parlamento com recados para Marcelo e CDS

O Bloco de Esquerda criticou o posicionamento de alguns políticos contra a jovem activista sueca. Na declaração política que abriu a sessão desta quarta-feira, os bloquistas questionaram o papel do executivo socialista na recepção do primeiro-ministro israelita e do secretário de Estado norte-americano.

Foto
Pedro Filipe Soares criticou a vinda do primeiro-ministro de Israel a Lisboa LUSA/PAULO NOVAIS

Com recados para o Presidente da República e críticas ao CDS, o Bloco de Esquerda apanhou boleia de Greta Thunberg para falar da emergência climática e da cimeira sobre as Alterações Climáticas (COP25), em Madrid. Numa declaração política feita pelo líder parlamentar Pedro Filipe Soares, o Bloco de Esquerda criticou ainda a vinda do primeiro-ministro do Israel, Benjamim Netanyahu, para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e com o primeiro-ministro português, António Costa, e questionou o posicionamento do Governo socialista, lamentando que este pareça apoiar o Governo israelita.

Para o Bloco de Esquerda, a activista sueca é “o símbolo de uma geração que se levanta contra as alterações climáticas”. Pedro Filipe Soares defendeu a necessidade e urgência de “mudar a forma como nos organizamos em sociedade para responder a uma crise que é de hoje, e não de amanhã”. Repetindo uma frase usada pelos bloquistas, e no mesmo dia em que o Bloco entregou cinco propostas para diminuir as “comissões bancárias abusivas”, o líder parlamentar sublinhou que, “se o clima fosse um banco, já tinha sido salvo”.

Citando o relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA) conhecido esta quarta-feira, Pedro Filipe Soares sublinhou que “a União Europeia vai falhar as metas ambientais para 2020 e provavelmente não cumprirá nem as de 2030 nem as de 2050”. Depois apelou a que se ouçam “as palavras de [António] Guterres”. “Estamos a deixar passar o tempo determinante para dar as respostas necessárias”, declarou, afastando as “respostas batidas”.

Já sobre a visita do primeiro-ministro israelita, Pedro Filipe Soares quis saber porque é que Portugal se disponibilizou para receber o governante e o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo, depois da recusa do Reino Unido. “Benjamin Netanyahu não é só um primeiro-ministro israelita. Corrupto, criminoso de guerra, colonialista, todos os dias atenta contra resoluções da Organização das Nações Unidas e vem cá a Portugal à procura de aliados para a criação de um novo ‘apartheid’ naquela região, para garantir que consegue a anexação final do Vale do Jordão”, acusou. “Creio que a pergunta que fica do dia de hoje é se o Governo do PS quer reeditar o modelo da triste fotografia da cimeira das Lages.” Além do primeiro-ministro português, também o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, vai reunir-se com Mike Pompeo. 

Receber Greta “não é aproveitamento político"

Sem falar no nome de Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Filipe Soares saudou “todos os deputados” que esta terça-feira se deslocaram até à doca de Santo Amaro, em Alcântara, para receber a jovem activista sueca, vincando que “a solidariedade para uma causa não se mistura com oportunismo político”. Apesar de não ter referido o nome do Presidente da República, a declaração foi entendida como uma crítica a Marcelo Rebelo de Sousa que disse que não iria cumprimentar Greta Thunberg para evitar “ser considerado aproveitamento político”.

Num segundo recado dirigido ao eurodeputado do CDS Nuno Melo ꟷ que esta terça-feira, no Twitter, criticou os “deputados de pé, deslumbrados” que aplaudiram “a adolescente chorosa que os acusa de roubarem os sonhos e impedirem de ir à escola” [alusão ao discurso de Greta Thunberg nas Nações Unidas] ꟷ, Pedro Filipe Soares virou-se para a bancada centrista e condenou os representantes políticos que “atacam crianças por faltar às aulas”. 

O CDS acusou o toque e nos pedidos de esclarecimento o deputado e candidato à liderança do CDS, João Almeida, acusou os bloquistas de hipocrisia por tirarem “fotografias a Greta Thunberg com telemóveis com baterias a lítio e partilhar nos seus computadores, produto do mercado capitalista”. Em resposta, Pedro Filipe Soares lembrou que, há cerca de seis meses, também a ainda líder do CDS, Assunção Cristas, tirou fotografias com os estudantes à data da greve climática estudantil, em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar