Diana Durães na final dos 800m dos Europeus com recorde nacional

Nadadora portuguesa retirou mais de dois segundos à anterior melhor marca, que datava de 2018.

Foto
DR

A nadadora portuguesa Diana Durães apurou-se para a final da prova dos 800 metros dos Europeus de piscina curta, batendo o recorde nacional na distância. Em Glasgow, na Escócia, a atleta do Benfica foi sétima classificada na terceira e última eliminatória, com um tempo de 8m20,97s, e garantiu a presença na final, igualmente com a sétima melhor marca das oito finalistas.

O novo recorde português retira mais de dois segundos ao anterior máximo, de 8m23,23s, que tinha sido estabelecido pela nadadora natural de Fafe em Dezembro de 2018, nos Campeonatos Nacionais Juniores e Seniores, em Felgueiras.

“Senti-me bem e confirma-se o meu bom momento de forma. O objectivo de hoje era passar à final e isso foi conseguido. Não estava a ligar ao tempo, apenas focada na classificação. Sabia que a prova de eliminatórias seria forte, mas tinha de seguir com elas. Acabei por quebrar um bocadinho, mas queria entrar com elas. Se há dois anos passei à final em 7.ª, com 8m29s, agora 8m20s mostra bem o nível deste ano. Tenho mínimos para Jogos nos 1500 livres, mas gostava de fazer aos 400 e 800 metros”, assinalou Diana Durães, citada pelo site da Federação Portuguesa de Natação.

Na mesma prova, Tamila Holub terminou na 12.ª posição, com um tempo de 8m25,00s, ficando a 3,01 segundos da oitava classificada para a final, que se realiza na quinta-feira. “Bati o recorde pessoal o que é bastante positivo para mim. Revela que estou no bom caminho em termos de progressão e dá-me mais confiança nos treinos e nas competições. Penso que geria bem a prova e, no geral, foi bem conseguida”, resumiu a nadadora. 

Nos 50 metros bruços, Alexandre Amorim e Francisco Quintas falharam a qualificação para as meias-finais. Quintas foi 36.º nas eliminatórias, em 27,72 segundos, e Amorim terminou em 41.º, em 28,22s.

José Lopes também não conseguiu a qualificação para a final dos 400 metros livres, ao ser 19.ª nas eliminatórias, com uma marca de 3m45,03s.

Sugerir correcção
Comentar