Sporting goleia e Benfica é goleado na Champions de futsal

A Ronda de elite da competição, que dá acesso à final a quatro, está a disputar-se em Almaty, no Cazaquistão.

Foto
O Sporting venceu na Europa LUSA/MIGUEL A. LOPES

Sortes diferentes para os dois clubes portugueses presentes na Ronda de Elite da Liga dos Campeões de futsal. Enquanto o Sporting, campeão europeu em título, estreou-se com uma goleada por 4-0 sobre os croatas do Novo Vrijeme, em jogo da primeira jornada do Grupo B, o Benfica comprometeu o apuramento para a final a quatro ao ser goleado por 5-1 pelos italianos do Pesaro Calcio, na jornada inaugural da prova disputada, em Almaty, no Cazaquistão.

Os “leões” entraram, praticamente, a ganhar, na sequência do golo marcado pelo brasileiro Alex, logo aos 29 segundos, tendo aumentado a vantagem aos oito minutos, por intermédio do ala Pany Varela, que estabeleceu o resultado de 2-0 ao intervalo.

A segunda parte arrancou com a marcação de mais dois golos da equipa portuguesa, com o reduzido intervalo de 15 segundos, pelo ala Pauleta e o fixo Léo, à passagem dos 22 minutos, que resolveram em definitivo a questão do vencedor.

O Sporting, que na época passada venceu por 2-1 os cazaques do Kairat Almaty na final e se sagrou pela primeira vez campeão europeu de futsal - após três finais perdidas, em 2011, 2017 e 2018 -, parte como claro favorito a vencer o grupo e qualificar-se para a final a quatro.

Com o triunfo a equipa lisboeta assumiu a liderança do agrupamento, que integra, além do Novo Vrijeme, os russos do Tyumen, equipa anfitriã, e os cazaques do Ayat.

Quanto às “águias”, na abertura do denominado ‘grupo da morte’, que conta ainda com o anfitrião Kairat Almaty e os espanhóis do El Pozo Murcia, marcou primeiro o Pesaro Calcio, pelo argentino Cristián Boruto, aos 12 minutos, a passe de Marcelinho.

Ainda antes do intervalo, após várias tentativas que esbarraram quase sempre no muro erguido pelo guarda-redes Michel Miarelli na baliza do Pesaro, o Benfica dispôs de uma ocasião para marcar por Bruno Coelho, mas o remate da marca de grande penalidade foi ao poste.

Na segunda parte, entrou melhor a formação italiana, mais rematadora, mas foi o Benfica a conseguir sacudir a pressão e a empatar pelo brasileiro naturalizado russo Robinho, aos 30’, a passe do guarda-redes André Sousa, com os “encarnados” a jogar de 5 para 4.

O empate subsistiu poucos minutos, dado que Mauro Canal, aos 34, voltou a colocar a formação italiana do Pesaro em vantagem, numa jogada em que Marcelinho voltou a estar em evidência ao ser o autor do último passe para o marcador do golo.

O pesadelo benfiquista começou a ganhar forma com novo golo do argentino Pablo Taborda, aos 38 minutos, com um remate para a baliza deserta, numa altura em que a formação portuguesa estava a jogar com guarda-redes avançado.

No último minuto do encontro, o Pesaro, em 30 segundos, deu expressão de goleada ao resultado com a obtenção de mais dois golos, por Marcelinho e Taborda e desferiu um rude golpe nas aspirações do Benfica passar à final a quatro.

O Benfica defronta na sexta-feira os espanhóis do El Pozo Murcia e encerra a Ronda de Elite no domingo frente à formação anfitriã do Kairat Almaty.

Sugerir correcção
Comentar