Fernando Santos: “É ganhar estes dois jogos e acabou!”

Seleccionador nacional desconhece problemas físicos de Cristiano Ronaldo. Lesão de André Gomes foi “assustadora” mas o técnico acredita na recuperação total do médio.

Foto
LUSA/TIAGO PETINGA

O seleccionador Fernando Santos mostrou-se esta quinta-feira confiante no apuramento directo de Portugal para o Euro2020, assumindo que a “única estratégia” passa por vencer os últimos dois jogos do Grupo B, frente a Lituânia e Luxemburgo.

“A estratégia é ganhar. A estratégia é marcar golos e não deixar que o adversário marque. Vamos estar no Campeonato da Europa de 2020. Vamos ganhar estes dois jogos e vamos lá estar”, afirmou Fernando Santos, na conferência de imprensa de divulgação dos convocados, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

O seleccionador nacional desvalorizou as ausências, devido a lesão, de William Carvalho e Gonçalo Guedes, dois dos jogadores mais utilizados na fase de qualificação, e garantiu que os 25 convocados “dão todas as garantias”.

“É ganhar estes dois jogos e acabou. Sempre dissemos que queríamos ficar no primeiro lugar do grupo. Não aconteceu, mas isso não é estranho ao futebol português. Já chegámos a fases finais e fizemos campanhas brilhantes sem acabarmos em primeiro do grupo”, frisou o técnico, de 65 anos.

Fernando Santos assumiu que, nos últimos jogos, Portugal tem sofrido mais golos do que é habitual e lamentou a falta de tempo para tentar resolver esse problema.

“Não vou treinar. Não tenho tempo. Vamos tentar rectificar alguma coisa que não tenha estado bem. Quem não sofre golos, está mais perto de ganhar. É isso que vamos tentar fazer”, disse.

A concentração dos 25 jogadores convocados por Fernando Santos está agendada para a próxima segunda-feira.

Em caso de triunfo sobre Lituânia, a 14 de Novembro, no Algarve, e no Luxemburgo, dia 17, Portugal garante o apuramento directo para o Euro2020. Mas poderá celebrar mais cedo, em solo algarvio, se bater os lituanos e a Sérvia não vencer na recepção ao Luxemburgo.

Fernando Santos garantiu, por outro lado, desconhecer os problemas físicos referidos pelo treinador da Juventus, Maurizio Sarri, para justificar a substituição de Cristiano Ronaldo em Moscovo, na Champions.

“Não tenho indicação nenhuma. O importante é que todos os jogadores que estão connosco estão aptos para dar o seu melhor”, afirmou Fernando Santos.

O seleccionador abordou ainda a lesão de André Gomes, dizendo-se confiante na recuperação total do médio do Everton.

“Recebi a notícia com muita tristeza. Foi uma lesão assustadora. Não estava a ver o jogo. Recebi logo uma mensagem de um colaborador meu, que estava no jogo. Fui logo ver as imagens. Foi um momento triste, é uma lesão diferente. Disse ao André para ter força, sei que vai recuperar e que vai voltar tão forte como era. Tem um futuro brilhante”, afirmou Fernando Santos.

Sugerir correcção
Comentar