Mia Couto e a memória do monstro sueco

A propósito de O Universo num Grão de Areia, uma conversa que lembra marcas importantes na biografia do escritor moçambicano – o pai, a Beira, as lutas políticas e a Biologia – que confessa: “Se tivesse os dois pés na literatura acho que enlouquecia”.

Foto
Grant Lee Neuenburg

Enquanto escreve um novo livro de ficção, ambientado na sua cidade da Beira, Moçambique, no fim do período colonial, Mia Couto publicou uma colecção de ensaios escritos ao longo da última década, a maioria para serem lidos em entregas de prémios, conferências, apresentações. Com algumas arestas da oralidade limadas para se fazerem escrita, não deixam de ser textos com marcas que convidam à leitura em voz alta, que buscam o efeito na audiência, em deixar frases a ecoar nos ouvidos, ou não fossem, como explica previamente o autor, textos de “intervenção cívica”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar