Semana de chuva em todo o país e fim-de-semana prolongado traz o frio

Nos Açores, a passagem de uma depressão motiva um aviso amarelo para o arquipélago, esta segunda e terça-feira. As temperaturas vão manter-se amenas para a época

Foto
Paulo Pimenta

Prepare-se para uma semana de chuva em todo o país: o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva para esta segunda-feira e o tempo cinzento e chuvoso vai manter-se no território do continente até depois do fim-de-semana, em especial no litoral Norte e Centro. E o fim-de-semana prolongado traz também o frio.

Esta segunda-feira e nos próximos dias o céu vai estar em geral muito nublado em todo o continente, mesmo no Baixo Alentejo e no Algarve, que durante alguns dias desta semana vão conseguir escapar à precipitação.

A situação deve-se a uma corrente de oeste que traz uma massas de ar quente e húmido, explica a meteorologista Joana Sanches. Assim, as temperaturas vão manter-se amenas para a época, com as máximas a rondar os 20 graus — Beja e Santarém chegam aos 24 esta segunda-feira e as previsões apontam para 26 em Évora na quarta-feira.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 8 graus de Bragança e os 17 de Lisboa e devem manter-se assim ao longo da semana.

O próximo fim-de-semana traz ainda uma descida das temperaturas no sábado e no domingo, com todas as máximas a ficarem abaixo dos 20 graus. E traz mais chuva, avisa a meteorologista Joana Sanches.

Aviso amarelo nos Açores

Nos Açores, a passagem de uma depressão motiva um aviso amarelo para o arquipélago, esta segunda e terça-feira, com especial atenção para a precipitação, vento e agitação marítima nos grupos Ocidental e Central. No grupo Oriental, o aviso diz respeito apenas à precipitação, que se prevê forte.

Sugerir correcção
Comentar