Não houve “clássico”, mas há novo líder. Chama-se Granada

Equipa andaluza continua a supreender na liga espanhola, com o triunfo sobre o Bétis e a subida ao primeiro lugar.

Foto
Diego Martínez, treinador do Granada

O futebol espanhol habituou-se a ser, basicamente, uma luta entre duas cidades pelo seu domínio, em Madrid e Barcelona. Mas, por vezes, há quem se intrometa nesta luta e quebra a monotonia. É o que está a acontecer esta época, em que uma equipa da Andaluzia que acabou de regressar à primeira divisão está a capturar algum do espaço habitualmente reservado aos “grandes” que lutam pelo título. Chama-se Granada e está, para já, em primeiro lugar da liga espanhola, depois de ter triunfado neste domingo em casa sobre o Bétis de Sevilha por 1-0, em jogo a contar para a 10.ª jornada.

Esta era para ter sido uma jornada de “clássico” em Espanha, mas a situação que se vive actualmente na Catalunha desaconselhava um Barcelona-Real Madrid em Camp Nou (ficou adiado para Dezembro), e disto se aproveitou a formação andaluza para se colocar na frente, agora com 20 pontos, mais um que o “Barça”, Atlético Madrid e Real Sociedad (19) e mais dois que o Real. E não deixa de ser surpreendente para um clube que há não muito tempo estava em crise profunda e que nunca foi mais alto que o sexto lugar na primeira divisão - conseguiu-o em duas épocas, em 1972 e 1974.

Neste início de tarde em Los Carmenes, um golo de Álvaro Vadillo, jogador formado nas escolas do Bétis, aos 61’, foi o suficiente para dar mais três pontos à equipa orientada por Diego Martínez que, recorde-se, tem dois portugueses como titulares indiscutíveis, o guarda-redes ex-Nacional Rui Silva e o central ex-Sporting Domingos Duarte - ambos cumpriram os 90 minutos frente ao Bétis, que, com esta derrota, continua em zona de despromoção.

E não se pense que o Granada está nesta posição porque teve um calendário fácil neste início de época. Na verdade, os andaluzes já jogaram, por exemplo, com Barcelona e Real Madrid, tendo cometido a proeza de derrotarem o gigante catalão - mas perderam com a equipa de Zidane.

Sugerir correcção
Comentar