Com que música sonham as plantas enquanto crescem?

Em 1976, um discreto pioneiro da electrónica chamada Mort Garson gravou um álbum de música para ajudar plantas a crescer. Intitulado Plantasia, fez o seu caminho enquanto obra de culto até renascer na era digital. Esta sexta-feira, no Musicbox, Bruno Pernadas e Moullinex dão-lhe nova vida em concerto integrado no Jameson Urban Routes

Foto
Ana Viotti

“O meu primeiro álbum chama-se Flora. Eu já estava lá”, avisa Luís Clara Gomes, o músico que conhecemos como Moullinex. “Na apresentação do meu primeiro disco [How to be Joyful in a World Full of Knowledge], no Maria Matos, o palco estava cheio de plantas”, recorda Bruno Pernadas. “E depois também as tivemos nos Açores [no festival Tremor]”. À mesa do almoço, os dois músicos, bem-humorados, estão à procura de ligações biográficas àquilo que preparam e que levou o Ípsilon ao seu encontro. O que preparam é uma revisita a Plantasia, álbum de culto que um músico de culto, o pioneiro da música electrónica Mort Garson, editou em 1976, e que, quatro décadas depois, descobriu nova vida no presente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar