Um eco-bairro em Lisboa? A utopia que pode deixar de o ser

Não faltam exemplos na Europa e no resto do mundo de bairros onde se vive de forma sustentável, onde há autossuficiência energética, onde se devolve à terra aquilo que ela dá. Há uma associação que quer fazer o mesmo em Lisboa. “Não estamos a falar de utopias.”

Foto
Ana Rita Robalo

O muro tinha caído, a Guerra Fria tinha terminado e na pequena cidade de Friburgo começava-se a pensar que destino dar às dezenas de hectares de umas instalações militares francesas, agora desocupados. Estávamos no início da década de 90, a falta de casas naquela cidade do sudoeste da Alemanha era um problema e começava a projectar-se a ideia de construir um eco-bairro. Um bairro que fosse energeticamente sustentável e governado segundo um modelo cooperativo e participado. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários