Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela a 63,4 anos-luz da Terra

O sistema planetário é mais jovem do que o sistema solar e poderá assemelhar-se ao que deveria ser a Terra e outros planetas solares após a sua formação.

Foto
Uma ilustração dos dois planetas conhecidos que orbitam a estrela Beta Pictoris P Rubini / AM Lagrange

Um novo planeta gigante foi detectado na órbita da estrela Beta Pictoris, a 63,4 anos-luz da Terra, revela um estudo publicado esta segunda-feira na revista da especialidade Nature Astronomy.

O planeta tem uma massa cerca de 3000 vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol da Terra.

A Beta Pictoris saltou para a ribalta na década de 1980 quando permitiu aos astrónomos obterem a primeira imagem de um disco de poeira e gás em torno de uma estrela - ou seja, de um sistema em formação.

Além disso, este sistema planetário, com cerca de 23 milhões de anos (mais jovem do que o Sistema Solar, que tem 4,6 mil milhões de anos), poderá dar informação sobre como seriam a Terra e outros planetas solares após a sua formação.

A detecção do novo planeta, o Beta Pictoris C, ocorre dez anos depois da descoberta de um outro planeta gigante a orbitar a mesma estrela, o Beta Pictoris B. Segundo os cientistas, os dois planetas estão ainda a formar-se.

O Beta Pictoris C, que foi caçado pelo espectrógrafo HARPS do Observatório Europeu do Sul, no Chile, está situado entre a sua estrela e o planeta Beta Pictoris B, que é 16 vezes maior do que a Terra e orbita a sua estrela a uma distância oito vezes superior à que separa o Sol da Terra. Em Beta Pictoris B, um dia não excede as oito horas.

Sugerir correcção
Comentar