“Estes imigrantes são como os portugueses que foram para França”

Na Zambujeira do Mar, local de férias para muitos, já há imigrantes a liderar um negócio. Quem são? Como tem evoluído a sua situação profissional? Como é o seu quotidiano? Em três anos, o número de nepaleses triplicou e o de indianos quintuplicou em Odemira. Mão-de-obra nacional não chega para a procura, dizem produtores. É o Alentejo o novo eldorado da imigração?

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Dilu Thapa e Nanda Kandel vão casar-se em Novembro. Estão a juntar dinheiro para a cerimónia no Nepal: pagar viagens, banquete, presentes. É provável que tenham uns mil convidados, entre amigos e vizinhos, por isso o orçamento é alto. O plano é ficarem durante um mês, matarem saudades. Depois regressam à Zambujeira do Mar, cada um para os seus empregos: ela a atender ao balcão da pastelaria Pôr-do-Sol, ele como gerente da única mercearia nepalesa na vila.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 51 comentários