Ir ao hospital e fazer acupunctura, hipnose ou reiki

Há terapias consideradas alternativas que são usadas no Serviço Nacional de Saúde. A Ordem dos Médicos continua a não validar muitas delas, alertando os doentes para a falta de bases científicas; já a Ordem dos Enfermeiros vê-as com bons olhos. Afinal, muitos dos seus profissionais é que as levam a cabo.

Foto
Rui Gaudêncio

Leonor já não tem dores insuportáveis no pé direito e consegue finalmente andar graças aos tratamentos de acupunctura, no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. João, nome fictício, passou a controlar a dor-fantasma na perna amputada depois das sessões de hipnose no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Pedro tolerou melhor os efeitos secundários da quimioterapia depois de fazer reiki no Hospital de São João, no Porto. Há doentes que recorrem a terapêuticas não-convencionais em centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nem sempre a contento, por exemplo, da Ordem dos Médicos, mas, pelo contrário, com o apoio da Ordem dos Enfermeiros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários