“Os enfermeiros pensaram: ‘Em Portugal nunca nos vão dar valor’”, diz investigador

Paulo Marques acredita que a nova vaga de emigração pode ficar a dever-se à “desmotivação” que se seguiu ao período das polémicas greves “cirúrgicas”, este ano. Os que emigraram, acredita, não estão a pensar voltar.

Foto
Rui Gaudêncio

Dos milhares de enfermeiros portugueses que emigraram nos últimos anos, empurrados pela crise económica e financeira e pela falta de emprego em Portugal, “muitos nunca mais vão regressar” a curto e médio prazo, afirma, convicto, o professor na Escola Superior de Enfermagem do Porto, Paulo Marques, que compilou em livro as histórias de nove jovens que foram trabalhar para o estrangeiro nesses tempos difíceis. Nenhum destes, assegura, tenciona voltar no curto e médio prazo. E nem os “incentivos temporários” agora oferecidos pelo Governo português para estimular o retorno “serão suficientes” para os convencer, diz. “A maior parte dos enfermeiros que saíram não pensa regressar”, reforça.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar