A insensata obsessão de Viktor Orbán pelo futebol

Há anos que primeiro-ministro húngaro tem vindo a investir dinheiros públicos no seu desporto favorito. Será isso a provocar a sua queda? O PÚBLICO republica uma grande reportagem originalmente divulgada no jornal The Guardian e que foi finalista da última edição do European Press Prize, em Junho.

Foto
Laszlo Balogh/Reuters

Com apenas uma rua principal e um par de mercearias, Felcsút parece-se com qualquer outra sonolenta povoação húngara. Mas só até se avistar o estádio de futebol, que eclipsa todos os outros edifícios desta vila de 1800 habitantes a cerca de 40 quilómetros da capital, Budapeste. A Pancho Aréna, acabada de construir em 2014, está certamente entre os campos de futebol mais impressionantes do mundo, mais catedral do que estádio, com a sua cobertura de telhas onduladas, torres de cobre e abóbadas de madeira ornamentada a irromperem por todo o interior.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários