João Sousa volta aos “quartos”

Pedro Sousa também avançou para a mesma fase da competição, mas no Challenger de Tampere.

Foto
João Sousa LUSA/PETER SCHNEIDER

João Sousa somou a sétima vitória nos últimos nove encontros que realizou no circuito profissional e qualificou-se para os quartos-de-final do Swiss Open Gstaad. Até há 10 dias, o número um nacional não chegava tão longe num torneio em terra batida desde o triunfo no Millennium Estoril Open. Hoje, vai fazê-lo pela segunda semana consecutiva, frente ao espanhol Roberto Bautista Agut, que está muito perto de integrar o top-10.

De regresso, esta semana, ao top-50, Sousa venceu o qualifier italiano Gian Marco Moroni (265.º ATP), com um duplo 6-4, sem sofrer qualquer quebra de serviço. Breaks na fase inicial dos sets, permitiram ao vimaranense comandar ambos por 3-1, tendo só enfrentado dois break-points, na segunda partida, antes de fechar o encontro ao fim de uma hora e 32 minutos.

Nos “quartos”, Sousa defronta Bautista Agut (13.º), que eliminou o também espanhol Jaume Munar (89.º), por 7-6 (9/7), 6-4. O saldo da conta-corrente entre ambos é favorável a Bautista Agut, que venceu os últimos três de cinco duelos.

Em pares, Sousa e Simone Bolelli perderam nos quartos-de-final diante da melhor dupla do torneio, formada pelos vencedores do Lisboa Belém Open, Philipp Oswald e Filip Polasek, com os parciais de 6-3, 6-2.

Também o número dois português esteve em destaque nesta quinta-feira, ao qualificar-se igualmente para os “quartos”, mas no Challenger de Tampere, onde figura como o tenista mais cotado. No segundo encontro disputado na Finlândia, já que ficou isento da ronda inaugural, Pedro Sousa (113.º) arrasou o russo Ivan Nedelko (542.º ATP) em apenas 49 minutos: 6-1, 6-0. Para chegar às meias-finais, o lisboeta terá de derrotar o argentino Federico Coria (172.º ATP).

Menos sorte teve Gastão Elias (322.º) que, após duas vitórias em Tampere, perdeu com o esloveno Blaz Rola (161.º), por 6-1, 6-4. Minutos mais tarde, Elias e Sousa garantiram a passagem às meias-finais de pares, ao vencerem o checo Zdenek Kolar e o compatriota Gonçalo Oliveira, por 3-6, 6-4 e 10/3.

No Advantage Cars Prague 2019, Frederico Silva (298.º) imitou os colegas de selecção e avançou também para os quartos-de-final. O quinto melhor português no ranking mundial venceu o alemão Mats Moraing (166.º), por 6-1, 6-4, em 68 minutos, naquela que é a sua terceira vitória este ano sobre um top-200. O tenista das Caldas da Rainha parte favorito para os “quartos” do challenger checo, onde vai defrontar o eslovaco Lukas Klein (469.º).

Sugerir correcção
Comentar