Brioni: as ilhas da paz do marechal Tito

Situadas a 20 minutos de barco da costa croata, as ilhas Brioni foram mais do que o retiro de Verão do Presidente da Jugoslávia. Ali foi assinada a declaração fundadora do Movimento dos Não Alinhados, ali recebeu líderes mundiais e estrelas de cinema. E até cozinhou para Sophia Loren. Primeiro texto de uma série sobre casas e estâncias balneares icónicas da política mundial.

Um Cadillac em Brioni
Fotogaleria
Um Cadillac em Brioni qwesy qwesy
Fotogaleria

No museu de Tito em Brioni multiplicam-se as fotografias do marechal da Jugoslávia com chefes de Estado e de Governo, estrelas de cinema, figuras importantes do mundo no século XX. O Cadillac com que o antigo Presidente da Jugoslávia gostava de transportar as personagens mais ilustres, com ele ao volante, está no exterior, resguardado do sol do Adriático num anexo de vidro. Foi um presente do Presidente norte-americano Dwight Eisenhower.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários