Ataque em estúdio de animação no Japão faz 33 mortos

Homem ateou fogo nos estúdios que produzem os animes K-On! ou A Voz do Silêncio: Koe no Katachi. Suspeito foi detido e levado para o hospital. Há dezenas de feridos, alguns deles em estado grave.

Estúdio de Animação
Fotogaleria
O estúdio de animação onde o homem entrou e pegou fogo Reuters/KYODO
,Estúdio de Animação
Fotogaleria
Reuters/KYODO
Fotogaleria
Reuters/SOCIAL MEDIA
Corpo de Bombeiros
Fotogaleria
LUSA/JIJI
Fotogaleria
LUSA/JIJI

Pelo menos 33 pessoas morreram num fogo posto num estúdio de animação em Quioto, no Japão. Um homem entrou no edifício, despejou um líquido inflamável e pegou-lhe fogo, noticia a Reuters, que cita os bombeiros locais. Há ainda 36 feridos, dez deles em estado grave.

O incêndio aconteceu num edifício de três andares. Foram encontradas facas no local do crime e as operações de resgate continuam em curso.

O suspeito, de 41 anos, foi detido e levado para o hospital devido a queimaduras – o que ainda não permitiu que a polícia o interrogasse para perceber quais as motivações deste crime​. Não se sabe qual a relação do homem com a empresa de animação Kyoto Animation Co (também conhecida como KyoAni), fundada em 1981. Segundo a emissora pública japonesa NHK, o suspeito gritou “Morram”, enquanto derramava o líquido inflamável pelo edifício; a Efe diz que confessou​. 

As autoridades adiantaram que mais de 70 pessoas estavam no prédio no momento do incêndio e foram mobilizados para o local cerca de 35 carros de bombeiros. 

Foto
KYODO

O crime “é demasiado terrível” para ser descrito em palavras, reagiu no Twitter o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. 

Este incêndio foi o mais mortífero desde 2001, quando um outro incêndio matou 44 pessoas no bairro onde se situam infra-estruturas de entretenimento de Kabukicho, em Tóquio.

Nas imagens divulgadas pelas televisões, é possível ver uma coluna de fumo negro a sair do edifício, com as labaredas a escapar pelas janelas. O estúdio é conhecido por obras de animação como Lucky Star, Violet Evergarden, K-On! ​ou A Voz do Silêncio: Koe no Katachi. A empresa, que também inclui uma escola de animação, tem dois prédios de estúdios (incluindo o que foi incendiado) e está sediada em Quioto, no centro-sul do Japão. A companhia tem cerca de 160 funcionários.

Uma campanha de angariação de fundos online chamada Help KyoAni Heal (Ajude a KyoAni a sarar) foi entretanto lançada para ajudar as vítimas do incêndio, assim como o estúdio de animação destruído pelas chamas. Em poucas horas, recolheu já mais de 577 mil dólares (o equivalente a cerca de 515 mil euros). com Lusa

Sugerir correcção
Comentar