Miguel Oliveira parte do 20.º lugar para o GP da Holanda

Piloto português tinha encerrado a qualificação na 17.ª posição, mas uma penalização atirou-o para o 20.º posto da grelha

,Grande Prémio de Motociclismo da Catalunha
Foto
Miguel Oliveira é 17.º classificado no Mundial, com 12 pontos EPA/FAZRY ISMAIL (arquivo)

O português Miguel Oliveira (KTM) qualificou-se este sábado na 17.ª posição para o Grande Prémio da Holanda de MotoGP, nona prova do Mundial de motociclismo de velocidade, mas uma penalização remeteu o piloto para o 20.º lugar.

O piloto natural de Almada tinha estabelecido a sua melhor volta em 1m33,706s, mas os comissários de pista consideraram que terá prejudicado a volta lançada de um adversário e puniram-no com a perda de três posições. Irá assim partir na sétima linha da grelha, este domingo, na pista de Assen.

Oliveira foi o sétimo mais rápido entre os 11 pilotos que participaram na primeira parte da qualificação, a Q1, que apurou os espanhóis Alex Rins (Suzuki) e Pol Espargaró (KTM) para a Q2, que reuniu os 12 mais rápidos do dia nesta oitava prova da temporada.

O estreante francês Fabio Quartararo (Yamaha Petronas) conquistou a terceira pole position da temporada, segunda consecutiva, batendo o espanhol Maverick Viñales (Yamaha) por 140 milésimos de segundo.

O registo de 1m32,017s constitui mesmo um novo recorde ao traçado holandês.

Alex Rins, que precisou de ir à Q1, foi o terceiro mais rápido, a 441 milésimos do francês.

Pela primeira vez esta temporada nas oito qualificações realizadas, o espanhol Marc Márquez (Honda) ficou fora da primeira linha. O campeão em título parte do quarto lugar, tendo ficado a 714 milésimos do mais rápido.

Após sete corridas disputadas, Miguel Oliveira é 17.º classificado no Mundial, com 12 pontos.