Qatar Airways eleita melhor companhia aérea do mundo nos “óscares” da aviação

A companhia, que se estreia em Junho em Portugal, venceu os Skytrax World Airline Awards. Lufthansa e easyJet são as melhores na Europa. A TAP fica-se pela parte final do top 100.

Foto
Toby Melville/Reuters

A Qatar Airways, que se estreia em Portugal a 24 de Junho, voltou às vitórias nos “óscares” da aviação, anunciados ontem durante o salão de aeronáutica internacional Paris Air Show: conseguiu a sua quinta distinção como melhor companhia aérea do mundo, depois de no passado ter perdido o troféu para a Singapore Airlines. O top 10 dos World Airline Awards, que é decidido por apreciações de milhões de passageiros no site da Skytrax dedicado a avaliações de consumidores, é dominado pela Ásia e só a Lufthansa e a australiana Qantas são a excepção. 

Nas companhias aéreas em versão low-cost, as geografias já são mais diversificadas, embora a melhor continue a ser asiática, a AirAsia, da Malásia. Mas é logo seguida pela easyJet e pela Norwegian. A Ryanair também conseguiu lugar no top 10: está em 9.º lugar. 

Na Europa, o “óscar” de melhor companhia aérea foi para a Lufthansa (e também o de melhores primeira classe, económica e executiva); aliás os primeiros três lugares são do grupo, já que se seguem a Swiss e a Austrian. Já no Sul do continente, venceu a Iberia, incluindo o top 10 também as espanholas Air Nostrum e Vueling – as três integram também o mesmo grupo, o International Airlines Group, resultado da fusão British e Iberia.

Entre os vários prémios atribuídos, contam-se ainda o de melhor primeira classe do mundo para a Singapore e económica para a Japan Airlines. A  melhor equipa de bordo é da Singapore (na Europa é a Finnair), os melhores serviços de aeroporto são da japonesa ANA (na Europa ganha a British Airways), a melhor aliança aérea é a Star Alliance (que integra a TAP, por sinal), e a cabine mais limpa é da EVA Air do Taiwan (a melhor limpeza europeia é a da Swiss). 

Lufthansa, a melhor da Europa JOHANNES EISELE/Reuters
easyJet foi eleita a melhor "low cost" europeia Paulo Ricca
Fotogaleria
Lufthansa, a melhor da Europa JOHANNES EISELE/Reuters

Longe dos lugares cimeiros, está a TAP: ficou-se pelo 76.º lugar no top 100 das melhores companhias aéreas do mundo. A brasileira Azul, que integra o consórcio privado proprietário da TAP, conseguiu melhores classificações: é a 5.ª melhor regional do mundo e a melhor da América do Sul, além de ter também o melhor staff e a cabine mais limpa do subcontinente.

Os World Airline Awards existem há duas décadas. Este ano, a organização, a Skytrax, registou, segundo referem em nota à imprensa, 21.650 milhões de apreciações feitas por passageiros.

Sugerir correcção
Comentar