João Sousa mantém bom nível na relva

Número um português derrotou Hubert Hurkacz e apurou-se para os oitavos-de-final do torneio de Halle.

Foto
João Sousa EPA/LUKAS COCH

Depois de uma época de terra batida em que só ganhou três encontros (em sete torneios), João Sousa já venceu outros tantos na relva e em apenas três dias. Após duas vitórias no fim-de-semana, que lhe permitiram aceder ao quadro principal do Noventi Open, o vimaranense eliminou o polaco Hubert Hurkacz e vai na quarta-feira discutir o acesso aos quartos-de-final do torneio que decorre em Halle, agora integrado na categoria ATP 500.

No qualifying, Sousa (71.º) derrotou o italiano de 17 anos Jannik Sinner (209.º) e o sérvio de 19 Miomir Kecmanovic (82.º): nesta segunda-feira, eliminou mais um jovem, Hurkacz (53.º), pelos parciais de 7-6 (7/3) e 6-1.

O vimaranense de 30 anos perdeu os seis pontos iniciais do encontro e sofreu um break quando serviu pela primeira vez. Mas com a ajuda de duas duplas-faltas do polaco de 22 anos, Sousa recuperou de imediato a desvantagem e, no tie-break, foi ele a começar melhor, vencendo os primeiros cinco pontos. No segundo set, Hurkacz só dispôs de um break-point, mas não evitou o 3-0, nem que Sousa tomasse o controlo do encontro.

“Depois de uma temporada menos boa, voltar às boas exibições sabe sempre muito bem. Consegui jogar a um bom nível, muito parecido com o que apresentei no qualifying”, resumiu Sousa, que ainda desconhece o próximo adversário. Para já, só sabe que irá defrontar um jogador de 22 anos: o croata Borna Coric (14.º), quinto mais cotado do torneio, ou o espanhol Jaume Munar (88.º). 

O quadro do torneio alemão é liderado por Roger Federer (3.º), que procura o 10.º título em Halle, mas conta igualmente com Alexander Zverev (5.º) e Karen Khachanov (9.º), o primeiro russo no top 10 desde 2011.

No famoso Queen’s, estão Stefanos Tsitsipas (6.º), Kevin Anderson (8.º) – que não compete desde Março –, Juan Martín del Potro (12.º) e o campeão em título, Marin Cilic (15.º). Mas a atenção de muitos recairá sobre a prova de pares, na qual Andy Murray irá fazer o seu regresso à competição, após a (segunda) operação à anca, em Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar