Casa Pia e Vilafranquense sobem à II Liga

As duas equipas do distrito de Lisboa venceram neste domingo as meias-finais do play-off de promoção do Campeonato de Portugal e vão estrear-se nos campeonatos profissionais.

Foto
O Vilafranquense vai disputar a II Liga DR

Casa Pia e Vilafranquense são as duas equipas do Campeonato de Portugal (terceiro escalão do futebol português) que serão promovidas na próxima temporada à II Liga. Neste domingo, a equipa de Lisboa afastou o Praiense, apesar de ter sido derrotada nos Açores, enquanto o Vilafranquense venceu a União de Leiria no desempate por grandes penalidades.

O Casa Pia, com uma presença na I Divisão na época 1938/39 mas que nunca marcou presença no segundo escalão profissional de Portugal, jogou na ilha Terceira com o Praiense, que tinha de anular a derrota (1-0) registada na primeira mão da meia-final no Estádio Pina Manique por 1-0. E os açorianos igualaram a eliminatória logo no segundo minuto de jogo, com um golo de Luciano Serpa.

No entanto, a chuva constante rapidamente tornou o relvado do Estádio Municipal da Praia da Vitória num charco e o confronto tornou-se uma lotaria. Acabou por ser mais forte o Casa Pia, que na segunda parte empatou de grande penalidade (Miguel Bandarra, aos 55’) e que terminou o jogo reduzido a nove unidades — o Praiense terminou com dez.

Em cima do minuto 90, os açorianos ainda fizeram o 2-1 — Luciano Serpa bisou na conversão de um penálti —, mas o Praiense, o clube que mais pontos somou nas 34 jornadas da primeira fase de todas as séries, não conseguiu impedir que os “gansos” garantissem a promoção e um lugar na final do Campeonato de Portugal agendada para 23 de Junho.

Em Vila Franca de Xira a eliminatória entre Vilafranquense e U. Leiria só foi decidida no desempate por grandes penalidades. Depois do empate (1-1) na primeira mão disputada em Leiria, o resultado repetiu-se na segunda mão. E, sem mais nenhum golo nos 90’, nem no prolongamento, os ribatejanos foram mais felizes nos penáltis.

Sugerir correcção
Comentar