Ucrânia reforça liderança no grupo de Portugal, Espanha só sabe ganhar

Bjorn Johnsen, avançado que teve uma passagem discreta por Portugal, marcou os dois golos da Noruega nas Ilhas Faroé

Foto
Yaremchuk marcou o golo da vitória da Ucrânia LUSA/MYKOLA TYS

No sábado, a terceira jornada da fase de qualificação para o Euro 2020 ficou marcada pela inesperada derrota da França, actual campeã do Mundo, em Konya, na Turquia, mas nesta segunda-feira não houve qualquer surpresas nos 12 jogos de apuramento para a competição que será disputada em doze cidades espalhadas pelo continente europeu, entre 12 de Junho e 12 de Julho do próximo ano. No grupo de Portugal, a Ucrânia reforçou ainda mais a sua liderança com uma vitória sofrida em Lviv frente ao Luxemburgo, enquanto a Sérvia conquistou o primeiro triunfo após derrotar em Belgrado a Lituânia, por 4-1. A Espanha manteve o registo 100% vitorioso.

Um dia depois de Portugal juntar ao título de campeão europeu a vitória na primeira edição da Liga das Nações, o apuramento para o Campeonato da Europa do próximo ano prosseguiu com mais uma dúzia de jogos repartidos por cinco grupos. E com a selecção de Fernando Santos ainda a saborear mais uma importante conquista, a Ucrânia aproveitou para dar mais um importante passo para garantir a qualificação.

Três dias depois de golearam a Sérvia (5-0), os ucranianos receberam o Luxemburgo e um golo de Yaremchuk de cabeça aos cinco minutos fazia antever mais uma noite tranquila para Andriy Shevchenko. No entanto, desta vez o seleccionador ucraniano teve que sofrer.

Confirmando a evolução do futebol luxemburguês, os forasteiros criaram problemas à Ucrânia, que sentiu dificuldades para segurar o triunfo pela margem mínima. No outro jogo, a dupla de ataque da Sérvia fez a diferença contra a Lituânia: com golos de Mitrovic (20’ e 34’) e Jovic (35’), os sérvios já venciam ao intervalo, por 3-0. Novikovas ainda reduziu para os lituanos, mas no último minuto Ljajic fez o 4-1 final.

Com um registo 100% vitorioso continua a Espanha, que não deverá ter grandes problemas para garantir um dos dois primeiros lugares do Grupo F. No Santiago Bernabéu, a Suécia ainda ofereceu alguma resistência à equipa de Luis Enrique, mas a muralha nórdica foi derrubada com duas grandes penalidades: Sergio Ramos (64’) e Morata (85’). O extremo basco Mikel Oyarazbal, no minuto 87, fez o terceiro golo da Espanha na sua segunda internacionalização.  Com esta derrota, a Suécia foi alcançada na 2.ª posição pela Roménia, que venceu por 4-0 em Malta, enquanto a Noruega venceu nas Ilhas Faroé (2-0) com um bis de Bjorn Johnsen, avançado do AZ Alkmaar que teve uma passagem discreta por Portugal: jogou no Louletano e no Atlético.
Nos restantes grupos, a República Checa derrotou Montenegro, por 3-0, e, com mais um jogo, igualou a Inglaterra no comando do Grupo A, enquanto o Kosovo reforçou o mau momento do futebol búlgaro: vitória dos kosovares em Sofia por 3-2 com o golo da vitória a ser apontado já em período de descontos por Elbasan Rashani.

Com dois empates nos dois primeiros jogos, a Dinamarca estreou-se a vencer no Grupo D com uma goleada (5-1 à Geórgia), mas continua a cinco pontos da Rep. Irlanda derrotou Gibraltar (2-0). No Grupo G, a Polónia também só sabe ganhar: 4-0 a Israel e o apuramento promete ser um passeio para Piatek, Lewandowski e companhia.

Sugerir correcção
Comentar