Barreiro Rocks: o festival que acabou com “um final feliz”

A organização do Barreiro Rocks anunciou o fim do festival, depois de 19 anos a dar música. A fotógrafa barreirense Vera Marmelo escolheu os momentos mais marcantes de um festival de música que cativava público pela “festa”.

Vera Marmelo
Fotogaleria
Vera Marmelo

A associação cultural Hey, Pachuco! anunciou esta quinta-feira, 6 de Junho, o fim do Barreiro Rocks. O festival barreirense não aguentou os “constrangimentos financeiros”, depois de 19 edições que deixam um legado enorme no panorama nacional, com nomes como Ty Segall, Black Lips ou André Williams a marcar passagem pelo Barreiro, ao longo dos anos.

Para o recordar, a fotógrafa Vera Marmelo seleccionou algumas imagens que considerou marcantes e representativas do Barreiro Rocks. Um festival que, sendo de música, se diferenciava por outro motivo: a festa. “O facto de estares num bar, em cima de uma banda, a tentar não cair, estares num pavilhão desportivo em que as pessoas começam a trepar para cima daqueles espaldares que se usavam nas aulas de ginástica... Para mim, isso era muito mais a cara do Barreiro Rocks do que propriamente a música”, explica Vera, que foi pela primeira vez ao festival em 2002, o ano em que o nome mudou de Pacheco Fest para Barreiro Rocks. Na altura, fazia parte do público.

Começou a fotografar o Barreiro Rock na edição de 2009, por intermédio do organizador, Carlos Ramos, também conhecido por Nick Nicotine, que a tinha contactado para fazer “uns retratos para a capa de um disco dele”. Tornaram-se muito amigos e, a partir daí, começou a fotografar “muito intensivamente” o Barreiro Rocks, que vai deixar saudades “pelo ambiente e pela boa onda”. “Os concertos de rock podemos ver em todo o lado.” Precisamente por essa razão, todas as fotografias que Vera seleccionou retratam muito bem a proximidade e a interacção entre o público e as bandas.

A fotógrafa barreirense não vê com tristeza o encerrar deste capítulo — e tem a certeza de que o Barreiro vai continuar a sentir o espírito do festival: “Acho que há muita gente que está a encarar isto como uma cena triste. Vai é continuar noutro lado. O Nick vai continuar a fazer muitas coisas, de certeza.”

Vera recorda as edições em que esteve presente e considera que o festival nunca entrou em declínio, apesar do corte de apoios. “Todos os anos foi sendo melhor. Desde a 15.ª edição que houve anos esgotados e com pessoas a não conseguirem ir”, conta. Já não havia como responder à procura, mas também não houve capacidade para expandir, até porque o festival “queria continuar com aquela dinâmica”. O Barreiro Rocks acabou, mas Vera acredita que acabou “em grande”. “Chegámos a um final feliz.”

Cronner Vieira, 2014
Cronner Vieira, 2014 Vera Marmelo
King Khan, 2014
King Khan, 2014 Vera Marmelo
The Parkinsons, 2015
The Parkinsons, 2015 Vera Marmelo
The Parkinsons, 2015
The Parkinsons, 2015 Vera Marmelo
The Parkinsons, 2015
The Parkinsons, 2015 Vera Marmelo
Pista, 2015
Pista, 2015 Vera Marmelo
Caveman, 2017
Caveman, 2017 Vera Marmelo
Vera Marmelo
The Dirty Coal Train + Fast Eddie Nelson, 2018
The Dirty Coal Train + Fast Eddie Nelson, 2018 Vera Marmelo
Último concerto dos The Act-Ups, 2018
Último concerto dos The Act-Ups, 2018 Vera Marmelo
The Parkinsons, 2015
The Parkinsons, 2015 Vera Marmelo
Los Chicos, 2015
Los Chicos, 2015 Vera Marmelo
Sugerir correcção