O país em que o populismo não dá votos

O problema não está nas atitudes. Está nas condições. Se estas mudarem, as atitudes lá estarão, prontas para serem exploradas pelos populismos. E, então, pode ser que dêem votos.

O país em que o populismo não dá votos. Foi assim que António Guterres se referiu, com orgulho, a Portugal. E talvez tenha razão. Numa Europa em que os populismos estão em alta por todo o lado, no Leste e no Ocidente, na oposição e no governo, Portugal tem sido a excepção. Mas será sempre assim? Estará Portugal a salvo dos populismos?

A verificar-se nas próximas europeias o que dizem todas as sondagens, continua a confirmar-se o excepcionalismo português. Os partidos do sistema continuam a ocupar todo o espaço político e os populistas dificilmente conseguirão eleger um deputado que seja. Nem Marinho Pinto nem André Ventura parecem chegar a Bruxelas. Porquê, então, este fracasso do populismo em Portugal?

O populismo não é uma ideologia como as outras. Ao contrário do liberalismo, do fascismo ou do comunismo, não tem uma visão global do mundo, nem uma agenda política completa. É uma ideologia estreita, não é auto-suficiente e, por isso, surge associada a outras ideologias. Ao socialismo, à esquerda, e ao nacionalismo à direita. Mas seja uma coisa ou outra, explora, sempre, um conjunto de questões que as estruturas sociais e as conjunturas políticas oferecem e que constituem o núcleo duro das suas políticas: a desigualdade e a austeridade, à esquerda; a imigração e os refugiados, à direita; a corrupção e o eurocepticismo, à esquerda e à direita.

Em qualquer dos casos, afirmam-se sempre pela negativa. São sempre contra qualquer coisa. São, essencialmente, “anti”: anti-austeridade, anti-imigração, anti-corrupção, anti-Europa. Se a estas questões juntarmos a do regionalismo, teremos o panorama completo das “causas” populistas. Mas para que as “causas” sejam credíveis é preciso que as condições objectivas as favoreçam. Ora, no caso português, não favorecem.

Primeiro, o regionalismo. Com fronteiras definidas e estáveis há mais de 800 anos, uma relativa unidade étnica e linguística e a questão das autonomias regionais resolvida, Portugal não tem identidades subnacionais, que abram espaço ao populismo regionalista ou separatista, como no caso da Liga de Salvini em Itália.

Segundo, a desigualdade. Apesar do coeficiente de Gini, o indicador que mede a desigualdade económica (Eurostat), ter vindo a descer desde 2005, Portugal está ainda entre os cinco países mais desiguais da UE. Esta é uma condição económica e social objectiva que abre campo ao populismo de esquerda. O Podemos em Espanha e o Syriza na Grécia são os melhores exemplos. Não foi o caso, em Portugal. E pela simples razão que os partidos que poderiam desempenhar tal papel são partidos do sistema e, hoje, associados à esfera do poder através da “geringonça”.

Terceiro, a imigração. Neste ponto, Portugal está protegido pela geografia, longe dos fluxos massivos do Mediterrâneo ou dos Balcãs. O ratio entre a população total e o número de imigrantes é dos mais baixos da UE. Mas, mais do que isso, no índice das políticas de integração de imigrantes (MIPEX 2015), Portugal e a Suécia estão entre os países com melhor performance. E o facto de a comunidade islâmica, maioritariamente de países africanos de expressão portuguesa, não ser numerosa e estar integrada e nunca se terem verificado atentados terroristas, reduz a margem de manobra ao discurso de extrema-direita, anti-imigrante e anti-islâmico, como na Itália de Salvini ou na França de Le Pen.

Quarto, a corrupção. Embora no índice de percepção da corrupção (Transparência Internacional 2018) Portugal esteja a meio da tabela e tenha a melhor performance da Europa do Sul, este é um tema que, depois dos casos envolvendo banqueiros e políticos, está muito presente na opinião pública e é potenciado por certa imprensa, ela própria com uma agenda populista.

Quinto, a Europa. Desde a integração europeia, o apoio da opinião publica portuguesa à UE é, tradicionalmente, alto. Mas o Eurobarómetro mostra flutuações com os benefícios e os sacrifícios. Abaixo da média europeia durante a austeridade para voltar a cima desde 2016.

Finalmente, o sistema político. Uma crise de representação quiçá menos grave que em outros países, a fuga para a abstenção e um sistema de partidos estável não abrem grande espaço a novos partidos.

Quer isto dizer que os portugueses não são racistas, que toleram melhor a desigualdade e a corrupção? Que apoiam incondicionalmente a Europa e votam sempre nos partidos do sistema? Não. O problema não está nas atitudes. Está nas condições. Se estas mudarem, as atitudes lá estarão, prontas para serem exploradas pelos populismos. E, então, pode ser que dêem votos.

Sugerir correcção
Ler 19 comentários