Ambiente avança com estabilização da arriba norte das Azenhas do Mar em Sintra

Os trabalhos serão executados num prazo de cerca de 11 meses, até Abril de 2020.

Foto
PEDRO CUNHA

A empreitada de estabilização da arriba norte da praia das Azenhas do Mar, no concelho de Sintra, foi adjudicada nesta segunda-feira, num investimento de cerca de dois milhões de euros, anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“A intervenção visa a estabilização da arriba, através de um conjunto de técnicas de engenharia, que permita consolidar os blocos em risco de cair para a praia e dar segurança às construções que existem no topo da arriba”, explicou à Lusa o vice-presidente da APA, Pimenta Machado.

Segundo o dirigente do organismo do Ministério do Ambiente, a empreitada requereu “um trabalho preparatório com os proprietários das casas” e será executada no âmbito da colaboração estabelecida com a câmara e a junta de freguesia.

O auto de consignação da empreitada, assinado nas instalações da Junta de Freguesia de Colares, prevê que os trabalhos, a iniciar a partir desta segunda-feira, sejam executados num prazo de cerca de 11 meses, até Abril de 2020.

A obra visa a adopção de “um conjunto de soluções e técnicas de protecção e tratamento da arriba norte, com vista a minimizar o risco decorrente da respectiva geodinâmica”, salientou a APA.

De acordo com a mesma entidade, a intervenção visa promover “as condições de segurança exigíveis à permanência e circulação de pessoas e bens nas áreas de risco, nomeadamente no núcleo urbano das Azenhas, no topo da arriba, na piscina oceânica da praia das Azenhas do Mar e zona envolvente”.

O vice-presidente da APA sublinhou que as técnicas utilizadas na intervenção levam “em conta a necessidade de articular a consolidação dos blocos instáveis e o sítio em que estão inseridos”, numa zona de elevada sensibilidade paisagística.

“A intervenção em causa é justificada como uma acção de prioridade máxima no âmbito das intervenções da orla costeira pela sua inserção numa área exposta ao risco de ocupação associada à instabilidade da arriba e ao uso e ocupação do local”, frisou o organismo.

A consolidação da arriba norte das Azenhas do Mar é, assim, considerada “relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas”.

A empreitada, contratada pela APA à Mota-Engil, por cerca de dois milhões de euros, conta com 85% de financiamento comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A autarquia de Sintra está a concluir a requalificação do miradouro sul das Azenhas do Mar, com limitação do acesso automóvel e criação de um espaço de estacionamento nas proximidades.

Uma rampa de acesso ao miradouro permitirá a ligação à estrada, do lado virado para a arriba norte, enquanto na parte sul será instalado um quiosque e criada uma área de estadia.

A instabilidade da arriba levou, em 2014, a trabalhos de consolidação e demolição do “snack-bar” abandonado no miradouro, pela APA, com construção de um muro de protecção na “boca do Ancão”, para travar a erosão junto à estrada na proximidade da escola primária das Azenhas do Mar.

Sugerir correcção
Comentar