Uma campanha contra o abandono de animais. Porque “ele nunca te vai esquecer”

Um cão-polícia ladra, ladra e ladra a um homem na verificação da bagagem do aeroporto. Revista-se a mala, o urso de peluche, a roupa. Nada se encontra, mas o animal não pára de latir. Porquê? A resposta chega no final do vídeo, uma campanha de sensibilização da Animalife contra o abandono de animais — e é caso para dizer que a vingança se serve fria. Ou karma is a bitch. É que "ele nunca te vai esquecer".

Com criatividade da Havas Worldwide, produção da Major West e realizado por Paco, o vídeo, adequadamente intitulado Karma, tem acumulado likes, partilhas e visualizações na página de Facebook da associação sem fins lucrativos que combate o abandono de animais. Um "verdadeiro flagelo em Portugal, agravado com a chegada da Primavera e do Verão", escreve, em declarações enviadas ao P3, o presidente, Rodrigo Livreiro. 

Em 2018, a Comarca de Lisboa registou um aumento de 20,6% no número de inquéritos-crime por abandono e maus tratos a animais de companhia face a 2017, variação que pode estar relacionada com  o aumento de acções de sensibilização e de fiscalização e com uma maior preocupação da sociedade relativamente à criminalização destes comportamentos. De um total de 532 processos-crime, 198 foram por abandono de animais e 334 por maus tratos.