“Precisamos todos de abrandar.” Ser lento não é mau

Em entrevista ao PÚBLICO, Carl Honoré fala sobre a necessidade de abrandar o ritmo a troco de uma vida mais feliz e saudável. Como fazê-lo? Garante que “não é preciso ser o Dalai Lama e meditar durante cinco horas”. Ficar cinco minutos em silêncio é suficiente.

Foto
Carl Honoré especializou-se no slow living Rui Gaudêncio

Carl Honoré despertou para a necessidade de abrandar o ritmo frenético em que vivia enquanto lia histórias ao filho. “Comecei a ler a Branca de Neve a uma grande velocidade e, de repente, a minha versão tinha três anões em vez de sete”, recorda. A epifania deu-se quando sentiu vontade de comprar um livro que reunia contos para crianças cujo tempo de leitura não ia além dos 60 segundos. Estávamos em 2002. Foi a partir daí que começou a investigar o conceito de slow living (viver devagar, traduzido à letra). Já havia quem falasse na comida e nas cidades slow, mas o que o jornalista canadiano de 51 anos fez foi “alargar o conceito e pensar toda uma filosofia de vida por trás dele”. Agora há quem o considere o guru do movimento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários