Pedro Sousa, ao “pé-coxinho”, eliminado do Estoril Open

O português vacilou perante Reilly Opelka, n.º 59 do ranking mundial, num jogo no qual teve problemas físicos desde os primeiros minutos.

Foto
Pedro Sousa vacilou na terra batida do Estoril Open. LUSA/JOSE SENA GOULAO

Pedro Sousa foi eliminado do Estoril Open, nesta segunda-feira, logo na primeira ronda do ATP 250 português, ao perder frente ao norte-americano Reilly Opelka, por 2-0 (7-6 e 6-4)​.

No court central do Clube de Ténis do Estoril, o tenista de Lisboa começou logo este duelo “a perder”. No resultado, mas também na condição física. Na primeira partida, o português, tentando responder a um serviço de Opelka, ficou com o pé esquerdo preso à terra batida do Estoril, torcendo-o. Sousa foi assistido e regressou ao court, ainda que em visíveis dificuldades físicas – algo já recorrente na carreira do lisboeta.

Para além das dores no tornozelo, Pedro Sousa teve de lidar com o poderoso serviço do “gigante” Opelka, de 2,11m, que somou oito ases no primeiro set e vários serviços a chegarem aos 220km/h.

A capacidade técnica de Sousa – e a falta de mobilidade de Opelka – espoletou um set equilibrado, com pontos geralmente curtos. No final, o português esteve perto de fazer o 6-5, numa quebra de serviço, mas Opelka acabou por fechar o jogo, colocando pressão num adversário a servir para “salvar” o set.

A pressão não afectou Sousa, que levou o jogo para a “negra”, com um último ponto polémico, no qual Opelka criticou a decisão do árbitro, que considerou boa a bola do português. No tie-break, Opelka canalizou a “raiva” para o court e “despachou” Sousa com uns contundentes 7-2.

No segundo set, Sousa entrou com 3-0, mas permitiu o 3-3, fase em que Opelka não mais permitiu veleidades nos seus jogos de serviço. O norte-americano fechou o 6-4 ao seu melhor estilo, com um “ás”, e vai defrontar o cabeça-de-série Gael Monfils, na segunda ronda.

Sousa dificilmente jogará pares com Gastão Elias

No final da partida, Pedro Sousa confirmou que torceu o mesmo pé que já tinha torcido com gravidade, nesta temporada, mas explicou por que motivo pôde continuar: “Se o Opelka fosse outro tipo de jogador não daria para continuar. Com este tipo de jogador [forte no serviço e pouco móvel] deu para “mascarar” um bocadinho e consegui manter-me perto no marcador. Até tive um break de vantagem, mas não consegui aproveitar e acabei por perder”.

O português garantiu, no entanto, que as dores no pé não foram a chave da derrota. “Não foi o pé. Este adversário é fortíssimo em qualquer condição. E teoricamente até é favorito”, elogiou, avançando, ainda, que dificilmente conseguirá jogar a variante de pares deste Estoril Open.

Sugerir correcção
Comentar