Nova lista vermelha alerta-nos para a situação do trevo-de-quatro-folhas (e muito mais)

Levantamento de mais de 600 espécies de plantas vasculares de Portugal Continental encontrou quase 400 ameaçadas. A lista vermelha está a chegar, vindo colmatar a falta de informação sobre a flora vascular portuguesa e alertar para a necessidade de a preservar.

Foto
O famoso trevo-de-quatro-folhas (Marsilea quadrifolia) encontra-se criticamente em perigo Miguel Sequeira

Desde 2016 que biólogos e admiradores da flora por todo o país estão a unir forças num trabalho que será publicado em livro este ano: a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Num trabalho coordenado pela Sociedade Portuguesa de Botânica e pela Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação será conhecido, pela primeira vez, o estado de conservação de mais de 600 espécies de plantas vasculares – plantas com vasos especializados para a condução da seiva, como o trevo-de-quatro-folhas. Criada em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, esta lista terá também um formato digital, que permitirá conhecer melhor cada uma destas plantas residentes em Portugal Continental.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários