Prepare-se: fim-de-semana traz chuva, neve e vento

As previsões de céu nublado, chuva, trovoada e possibilidade de queda de granizo, que marcaram os últimos dias, deverão manter-se durante o fim-de-semana. A chuva veio para ficar até dia 12.

Foto
Andre Rodrigues (Arquivo)

Os primeiros dias das férias da Páscoa trazem chuva, neve nas terras altas e vento, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta sexta-feira e para o fim-de-semana. Nos próximos dias poderá contar ainda com trovoada e granizo nalguns pontos do país. E esta instabilidade poderá manter-se até dia 12.

A previsão para esta sexta-feira será de aguaceiros “que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada” na generalidade do país, de acordo com o IPMA. O céu irá manter-se nublado, com períodos de céu muito nublado, e será acompanhado de uma ligeira descida das temperaturas no Centro e Sul do país.

Uma situação meteorológica causada “pela passagem sucessiva de sistemas frontais”. Os mesmos sistemas que, na semana passada, estiveram mais a Norte – na zona da Gronelândia e da Islândia. As temperaturas mais amenas sentidas na semana passada explicam-se porque “estávamos sob a influência de um anticiclone, que nesta semana se movimentou para Sul”, explica fonte do IPMA.

Os sistemas frontais que antes se situavam a Norte estão agora a afectar a Península Ibérica, causando uma situação meteorológica mais comum no Inverno, mas que não é totalmente inesperada na Primavera, que é “uma estação de transição, com situações de Inverno e de Verão”. Esta situação vai manter-se até dia 12, de acordo com as informações disponíveis.

O IPMA prevê ainda, para esta sexta-feira, queda de neve nas terras altas, acima dos 800/100 metros nas regiões Norte e Centro e “possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra de São Mamede”, no Alto Alentejo, até ao início da manhã. Está activo um aviso laranja devido à neve, devido à “possibilidade de acumulação nas cotas mais baixas”, a partir dos 800 metros, detalha o IPMA.

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está, desde a manhã desta sexta-feira, encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

O vento irá soprar moderado na generalidade do território, com “rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas”. Espera-se, também, agitação marítima que motivou um aviso amarelo.

No sábado, a situação será a mesma: uma situação instável, com aguaceiros, trovoada e granizo, que deverão melhorar ligeiramente “ao longo da tarde ou início da noite”. As regiões mais afectadas serão o Norte e Centro, onde a precipitação será mais frequente e intensa.

Será também o dia mais “crítico” no que diz respeito à neve – logo a partir das 00h, explicou fonte do IPMA ao PÚBLICO. “A neve poderá ser mais persistente no extremo Norte do país, junto à fronteira, e na Serra da Estrela”, completou. Nessa serra, na Torre, a neve deverá cair ao longo de toda a sexta-feira e sábado.

Para o domingo, a partir do início da tarde, espera-se um “agravamento do sistema frontal”. Isto é: “vem aí chuva e não aguaceiros, que são as situações em que chove por umas horas, mas depois faz sol. A chuva é mais persistente”

Na segunda-feira, a previsão do IPMA dá conta de chuva na região Sul e aguaceiros nas regiões Norte e Centro.

Sugerir correcção
Comentar