Prémio de fotografia Estação Imagem recebe candidaturas até 15 de Abril

Já estão abertas as inscrições para o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, em Coimbra. Podem concorrer fotojornalistas de Portugal, dos países africanos de língua oficial portuguesa e da Galiza, assim como de estrangeiros aí residentes e estudantes de fotografia.

Foto
Trevor Brown/Unsplash

O Prémio Estação Imagem, que decorre pela segunda vez em Coimbra, vai receber candidaturas entre 15 de Março e 15 de Abril, tendo como presidente do júri o editor de fotografia internacional da agência France-Presse, Stéphane Arnaud.

As inscrições para o concurso devem ser submetidas através do site do prémio, sendo admitidos trabalhos de fotojornalistas de Portugal, dos países africanos de língua oficial portuguesa e da Galiza, assim como de estrangeiros aí residentes e estudantes de fotografia.

No total, há nove categorias a concurso: notícias, assuntos contemporâneos, vida quotidiana, desporto, arte e espectáculos, ambiente, série de retratos, fotografia do ano e prémio Europa (património cultural europeu é o tema para esta edição).

O prémio, que distingue trabalhos na área do fotojornalismo, volta a decorrer, pela segunda vez consecutiva, em Coimbra, tendo a câmara municipal como entidade co-organizadora.

No ano em que se assinala a 10.ª edição, o júri do Prémio Estação Imagem vai ser composto pela vencedora do Visa D'Or 2018, Véronique de Viguerie, pelo fotógrafo George Steinmetz, que trabalha para a National Geographic, e o director do Bronx Documentary Center, Michael Kamber, além de Stéphane Arnaud, que preside ao júri.

O festival do Prémio Estação Imagem acontece de 23 de Abril a 21 de Junho, contando com exposições, conferências e oficinas. “Além do júri do concurso, que traz de novo até à cidade algumas das figuras de proa da cena mundial do fotojornalismo”, haverá também conferências de João Silva, do The New York Times, e de Catalina Martin-Chico, que está duplamente nomeada para os World Press Photo deste ano, salienta a organização.

O programa vai incluir oito grandes exposições de fotojornalismo, duas delas de portugueses, bem como três oficinas destinadas a fotojornalistas e estudantes de fotografia. “Distribuídas pelos espaços Sala da Cidade, Convento São Francisco, Casa Municipal da Cultura, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Museu Nacional de Machado de Castro, Centro Cultural Penedo da Saudade e Teatro Académico de Gil Vicente, as exposições vão ter visitas guiadas pelos autores entre os dias 25 e 27 de Abril”, acrescenta a organização.

O anúncio dos vencedores do concurso acontece a 27 de Abril, no Convento São Francisco.

Sugerir correcção
Comentar