Susana Costa, Patrícia Mamona e Francisco Belo qualificados para finais

As duas saltadoras portuguesas garantiram a qualificação no triplo salto, enquanto o lançador luso vai lutar pelas medalhas no peso nos Europeus de atletismo em pista coberta.

Foto
Susana Costa DYLAN MARTINEZ/Reuters

As duas atletas portuguesas que competiram na qualificação da prova do triplo salto dos Europeus de atletismo em pista coberta, que decorrem em Glasgow, conseguiram qualificar-se para a final. Susana Costa estabeleceu um novo máximo pessoal logo ao primeiro ensaio, com 14,28m, a segunda melhor marca da qualificação, acima dos 14,20m estabelecidos para o apuramento directo. Patrícia Mamona começou com um nulo e fez o seu melhor salto à terceira tentativa, alcançando os 14,11m, a quinta melhor marca, que lhe deu a qualificação para a final, agendada para as 10h de domingo.

Já Francisco Belo qualificou-se para a final do lançamento do peso. Depois de um primeiro lançamento a 19,93m, foi a segunda marca que qualificou Francisco Belo, com 20,31m, o oitavo melhor registo, último dos que davam acesso à final, marcada para as 20h35 desta sexta-feira.

Já o recordista nacional Tsanko Arnaudov não conseguiu reeditar o apuramento para a final que conseguiu em 2017, quando foi quarto classificado, com o primeiro - e insuficiente - lançamento de 19,86m a permanecer como o seu melhor registo do dia, ao qual se seguiu um nulo e uma tentativa a 19,08m, terminando no 12.º lugar.

Eliminados foram Paulo Rosário e Emanuel Rolim, eliminados nas rondas de qualificação para a final da prova dos 1500 metros, o mesmo sucedendo a Cátia Azevedo nos 400m.

Rolim terminou a distância com um tempo de 3m46,62s, o sétimo melhor tempo, apenas à frente de dois atletas desqualificados na sua série, ficando de fora dos lugares de apuramento directo e da repescagem. Apesar de ser sétimo na tabela geral, o atleta luso conseguiu um tempo melhor do que quatro corredores qualificados para a final, que conseguiram lá chegar ao apurarem-se de forma directa em outras séries.

Paulo Rosário fez um tempo de 3m49,32s, na terceira corrida, bem longe do recorde pessoal, de 3m43,37s, terminando com o quinto melhor registo da sua série e o 18.º global, ficando também de fora da luta por medalhas.

Cátia Azevedo foi quarta da sua séria, com o tempo de 53,43s e acabou por não ser repescada para as meias-finais.

Sugerir correcção
Comentar