Pergaminho do século XIV colocado à venda no OLX já está na posse do Estado

Documento histórico pertencia a arquitecto, que o tinha comprado num alfarrabista. Arquivo Nacional da Torre do Tombo pagou os 750 euros originalmente pedidos na plataforma de vendas em Novembro de 2018.

Foto
Pergaminho remonta ao século XIV ADRIANO MIRANDA

O famoso pergaminho da entrega do Castelo de Lisboa ao conde de Barcelos em 1383 — encontrado à venda, em Novembro de 2018, na plataforma de vendas online OLX — já está na posse do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT). Numa cerimónia realizada na sede da Directoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) na manhã desta quinta-feira, o arquitecto Nunes da Ponte — o verdadeiro proprietário do documento, que adquirira a um alfarrabista — entregou pessoalmente a raridade histórica do século XIV a Silvestre Lacerda, director do ANTT.

O documento tinha sido colocado à venda na Internet por 750 euros e foi posteriormente apreendido pelo Departamento de Investigação de Crimes contra o Património da Polícia Judiciária (PJ), que realizou vários testes laboratoriais para comprovar a autenticidade do pergaminho.

Foto
Documento estava na posse de arquitecto, que o tinha comprado a um alfarrabista ADRIANO MIRANDA

O público poderá olhar para o documento histórico já a partir de 23 de Abril: a escritura da entrega do Castelo de Lisboa ao Conde de Barcelos será exibida numa exposição sobre a cidade de Lisboa, promovida pelo ANTT. Entretanto, será digitalizado e ficará exposto no site da instituição.

Foi exactamente pelo preço originalmente listado no OLX que o documento foi transaccionado entre Nunes da Ponte e o arquivo estatal, que accionou o direito de preferência. Após a conferência de imprensa, o director do Arquivo Nacional explicou que o pergaminho encontrado pelo arquitecto num alfarrabista motivou o interesse da Torre do Tombo assim que a instituição soube da sua existência: “Temos especialistas que monitorizam o que se vai passando na Internet e que se pronunciaram favoravelmente em relação à compra. Adquirimos o pergaminho ao vendedor no final do ano passado, por 750 euros. Manifestámos o direito de compra. O arquitecto tinha adquirido este pergaminho num alfarrabista e já o tinha [na sua posse] há algum tempo.”

Os especialistas do ANTT ficaram convencidos no primeiro instante de que o documento — devidamente identificado no OLX — não era uma falsificação. Essa premonição viria, mais tarde, a ser confirmada pelo Laboratório de Polícia Científica. Durante três semanas, o documento foi alvo de análises laboratoriais minuciosas que apontaram para a autenticidade deste pergaminho histórico. Por não se verificarem indícios criminais na aquisição e na venda do documento e, ainda, por o direito de compra do Estado ter sido respeitado, o inquérito aberto pela Polícia Judiciária foi arquivado.

Testes forenses confirmaram autenticidade

Ana Assis, especialista forense do departamento que analisou o documento, explicou os vários indicadores que permitiram à PJ comprovar que é autêntico: “O facto de termos encontrado sinais de que o pergaminho está envelhecido pelo tempo, o uso das tintas ferrogálicas [compostas por ferro e ácido tânico, características da época] e a disposição do texto no documento. Todo este conjunto de factores evidencia que o documento possa ser daquela época. Foi comparado com várias fontes bibliográficas e documentos do mesmo período. Foi um processo complexo, mas com resultados muito conclusivos.”

Foto
Momento em que o pergaminho passou a ser propriedade do ANTT ADRIANO MIRANDA

É um documento que nos impressiona pelo simples facto de ter escrito há 600 anos. É simplesmente extraordinário que durante todo este tempo tenha sido preservado. Esteve ao cuidado de particulares, entidades privadas, e finalmente será devolvido àqueles que têm interesse pela História.” Na primeira intervenção da manhã, Norberto Martins, director da Polícia Judiciária do Norte, celebrou o regresso do documento à esfera pública.

Pedro Silva, responsável pela Secção de Investigação de Crimes Contra o Património e Vida em Sociedade, alertou os presentes na cerimónia para a crescente transacção de bens culturais nas plataformas de vendas digitais, algo que vem dificultar o controlo das autoridades: “A história teve um desfecho feliz e, com poucos recursos, fizemos grande obra. Estamos a ver uma transição do mercado de obras de arte para as plataformas digitais. Notamos que os galeristas e antiquários estão a efectuar os seus negócios online. Isso coloca-nos vários desafios e a PJ tenta adaptar-se.”

Torre do Tombo selou compra antes de alertar PJ

O caso insólito foi noticiado em primeira mão pelo PÚBLICO a 2 de Novembro de 2018. O alerta veio do autor do blogue Repensando a Idade Média, que, além de alertar o PÚBLICO, também sinalizou o achado insólito junto da Câmara Municipal de Lisboa. No site de vendas online OLX, ao lado de várias raridades literárias e bibliográficas, um utilizador chamado Luís Sampaio vendia, devidamente identificado, um pergaminho do século XIV com a escritura da entrega do Castelo de Lisboa ao conde de Barcelos.

A raridade histórica em causa documenta uma ordem do rei D. Fernando, dirigida ao alcaide do Castelo de Lisboa, Martim Afonso Valente, para que este entregue a fortificação em seu nome e da infanta D. Beatriz ao conde de Barcelos, Dom João Afonso Telo – será um de três exemplares do documento lavrados à época.

Foto
Silvestre Lacerda avançou que pergaminho será exposto ao público em Abril ADRIANO MIRANDA

Foi de resto por denúncia da Torre do Tombo que a Directoria do Norte da PJ interveio. “Nós enviámos um email ao proprietário mal vimos que o pergaminho estava à venda no OLX, manifestando o nosso interesse em exercer o direito de opção”, explicou, então, ao PÚBLICO Silvestre Lacerda, director do ANTT. Na altura, não foi publicamente anunciado que a compra do pergaminho já tinha sido acertada com o proprietário do documento do século XIV, pelo preço originalmente afixado na plataforma de vendas online.

Suspeitando de que a lei que dá ao Estado o direito de preferência pudesse não ser respeitada, a PJ apreendeu o documento, após ter sido noticiado que o proprietário já teria acordado uma venda a outra entidade privada. “Dada a importância e valor inestimável do documento, e lograda que foi a tentativa de compra por parte do Arquivo Nacional, esta instituição comunicou o seu eventual descaminho da legítima tutela do Estado, dando origem a investigação”, revelou, em comunicado, a PJ.

A Torre do Tombo entrou em contacto com o verdadeiro proprietário — cuja identidade era até então desconhecida — e acertou a compra do documento, que foi finalmente formalizada esta quinta-feira.

Sugerir correcção
Comentar