Jakobsen vence em Lagos e é o primeiro líder da Volta ao Algarve

Chegada ao sprint após uma queda colectiva no pelotão.

Foto
Fabio Jakobsen festeja na meta, em Lagos. Oficial Volta ao Algarve

Em Lagos, mandou o holandês. Fabio Jakobsen, da Quick-Step, é o primeiro camisola amarela da Volta ao Algarve, depois de vencer a primeira etapa da prova, na chegada a Lagos. Bateu, ao sprint, o francês Arnaud Démare (FDJ), segundo classificado, e o alemão Paskal Ackerman (Bora), terceiro a cortar a meta. Não havendo direito a bonificações na meta, a classificação geral é, por agora, igual à da primeira etapa.

A discussão final acabou por ser feita entre um grupo reduzido - com cerca de 50 ciclistas -, fruto de uma queda colectiva no pelotão, a sete quilómetros da meta. Com efeito, Dylan Groenewegen e John Degenkolb, entre os sprinters, e Fabio Aru e Simon Spilak, entre os "homens da geral", foram alguns dos principais nomes a ficarem fora de um “top 10” que não teve nenhum português nem nenhum representante de equipas nacionais.

Esta primeira etapa do "tour" algarvio trouxe uma fuga quase desde a partida, com José Mendes (Sporting-Tavira), a fugir logo ao quilómetro quatro, com a companhia de Pedro Paulinho (Efapel), David Ribeiro (LA-Alumínios) e Rafael Lourenço (UD Oliveirense). A seguir ao primeiro prémio de montanha, Mendes deixou os companheiros de fuga para trás, que mais tarde foram absorvidos pelo pelotão. O ciclista do Sporting acabou por ser apanhado por Sérgio Paulinho e Antonio Angulo, ambos da Efapel, que fizeram a restante etapa sozinhos, antes de serem “caçados” pelo pelotão – comandado pelas equipas dos sprinters –, a 23 quilómetros da meta.

Em Lagos, com uma moldura humana bem composta, Jakobsen foi o mais forte no sprint final – o italiano Consonni arrancou cedo e "ficou sem pernas" –​ e vestirá amarelo na etapa desta quinta-feira. O ciclista holandês é detentor, ainda, das camisolas vermelha (classificação por pontos) e branca (melhor jovem em prova). David Ribeiro, da LA-Alumínios, veste a camisola azul, honra que cabe ao líder da classificação da montanha. Na classificação colectiva a liderança é da Lotto Soudal, com o mesmo tempo da Quick-Step e da Sunweb. Nota ainda para Fabio Aru, o principal nome em prova, que já está a 1m05s da liderança.

“É sensacional vencer aqui no Algarve. É a minha primeira corrida do ano, depois de muito treino no Inverno, e diante do primeiro sprint da época nunca se sabe como está a nossa condição. Cumprimos o primeiro objectivo da nossa presença na Volta ao Algarve”, destacou o herói do dia, deixando também uma palavra aos envolvidos na queda: “Felizmente, não fomos afectados e espero que os que caíram estejam recuperados para amanhã”.

Nesta quinta-feira, a segunda etapa da Volta ao Algarve, com 187,4 quilómetros, terá partida em Almodôvar e uma chegada ao Alto da Fóia, na serra de Monchique, que coincidirá com uma contagem de montanha de primeira categoria.

Sugerir correcção
Comentar