O último tiro

Há 20 anos um icónico regimento militar “morreu” e, com ele, muito “aço” também. Agora, a questão é esta: se os homens serão mesmo mais fortes que o aço… e se, por eles, a memória sobreviverá.

O Regimento de Artilharia de Costa (RAC) – que foi o sucessor do Campo Entrincheirado de Lisboa – defendeu a capital portuguesa, o seu porto, e também o porto de Setúbal entre a II Guerra Mundial e os finais dos anos 1990. Nunca foi necessário acioná-lo para, de facto, defender Lisboa e Setúbal contra um inimigo, mas até ao fim nunca deixou de ser um impressionante sinal de imposição de respeito em termos de poderio militar que o Estado Português e a Instituição Militar gostaram de ter e até de mostrar aos países aliados.

Se conhece uma boa história que praticamente toda a gente desconhece, diga coisas! Queremos saber! Porque toda a gente tem uma história para contar!

Subscreva o podcast Histórias de Portugal no iTunesSoundcloudSpotify e nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.