Unsplash
Foto
Unsplash

És emigrante e gostavas de regressar? O Match Point junta-te a empresas

A 27 de Dezembro, a Fundação AEP vai fazer match entre jovens emigrantes qualificados e empresas que procuram recursos humanos. Inscrições já estão abertas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação AEP vai juntar mais de 200 jovens emigrantes qualificados que "anseiam regressar ao país" com mais de meia centena de empresas que "se deparam com falta de recursos humanos qualificados", esperando, assim "alinhar" as necessidades de ambos, refere a fundação da Associação Empresarial de Portugal (AEP) em comunicado.

A segunda edição do Match Point, a ter lugar em 27 de Dezembro nas instalações da AEP em Leça da Palmeira, acontece numa altura em que os jovens regressam a Portugal para festejar o Natal. Quer assim "promover o regresso de uma geração preparada e tentar minimizar os efeitos que a fuga de talentos tem na actividade económica nacional".

Tal como na edição do ano passado — que juntou meia centena de empresas e 200 jovens qualificados e serviu de palco a mais de mil entrevistas — os jovens são convidados a vir a Portugal apresentar um pitch (apresentação) e contam com uma agenda de speed meetings (encontros rápidos) com empresas, momentos de networking e aconselhamento de carreira. O programa completo pode ser consultado aqui. Sogrape, Auchan e Bosch são algumas das empresas que vão marcar presença, de acordo com a página de Facebook do evento

Nesta edição, a Fundação AEP acredita que a "maior estabilidade da economia nacional e o consequente efeito no mercado de trabalho português" permitirá ao evento "atrair um número ainda mais elevado de jovens e de empresas". Citado no comunicado, o presidente da Fundação AEP explica que "o Match Point surge na sequência da preocupação que as empresas manifestam junto da AEP em relação à falta de recursos humanos qualificados, sobretudo ao nível das engenharias e biociências".

"No âmbito das iniciativas que temos desenvolvido, nomeadamente o programa Empreender 2020 - Regresso de uma geração preparada, a Fundação AEP tem tido como principal objectivo dar resposta às necessidades de criação de emprego, de inovação, de crescimento e de desenvolvimento económico", sustenta Paulo Nunes de Almeida.

O Match Point 2018 tem uma taxa de inscrição para as empresas, mas é gratuito e aberto aos jovens participantes, que devem apenas inscrever-se previamente. Os jovens podem candidatar-se aqui, enquanto as empresas podem fazê-lo aqui