Protecção Civil registou 255 ocorrências no país

Lisboa foi o distrito mais afectado, seguido de Aveiro e Setúbal. Nos restantes distritos do continente "o número não foi expressivo".

Benfica
Fotogaleria
Benfica LUSA/MÁRIO CRUZ
Benfica
Fotogaleria
Benfica LUSA/MÁRIO CRUZ
Benfica
Fotogaleria
Benfica LUSA/MÁRIO CRUZ
Fotogaleria
Benfica LUSA/MÁRIO CRUZ
Fotogaleria
Benfica LUSA/MÁRIO CRUZ

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) registou, desde as 00h até às 20h desta quinta-feira, 255 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sendo que 106 foram no distrito de Lisboa, o mais afectado. Os Sapadores Bombeiros de Lisboa já tinham registado 43 inundações na capital entre as 14h e as 17h: 31 inundações na via pública e 12 em espaços privados.

"Registaram-se em todo o país 255 ocorrências que envolveram 789 operacionais e 305 viaturas, sendo que o distrito de Lisboa foi o mais afectado com o registo de 106 ocorrências e, destas, cerca de metade aconteceram só no concelho" da capital, adiantou à agência Lusa o oficial de operações e emergências da ANPC Rui Laranjeira.

A mesma fonte disse que Aveiro e Setúbal foram o segundo e terceiro distritos mais afectados, "com 23 e 20 ocorrências, respectivamente", e nos restantes distritos do continente "o número não foi expressivo".

Rui Laranjeira precisou que "o pico maior de ocorrências aconteceu por volta das 19h, com 41 registos em Lisboa, todas elas inundações em vias públicas e edifícios", devido à chuva persistente e, por vezes, forte.

Este oficial de operações reforçou que o estado de alerta de mau tempo se mantém até ao final de quinta-feira, "apesar de o período de maior intensidade já ter passado e de já se sentir uma melhoria no tempo", estando previsto um "desagravamento maior a partir da madrugada [de sexta-feira]".

Pelas 20h, o Regimento de Sapadores Bombeiros, de Lisboa, registava "quatro ocorrências em aberto", depois de ter confirmado 43 inundações.

As "piores situações" aconteceram nos túneis da Avenida de Berlim e no do Campo Pequeno e, ainda, na Praça de Espanha e no cruzamento da Avenida dos Estados Unidos com a Gago Coutinho, declarou à agência Lusa o chefe José Rocha.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte em 16 distritos de Portugal continental: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo toda a costa portuguesa devido à previsão de agitação marítima forte até ao meio da tarde desta quinta-feira, prevendo-se ondas de oeste com quatro a cinco metros.

O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, nove barras estão fechadas a toda a navegação e outras três estão condicionadas. É o caso, de acordo com a Autoridade Marítima Nacional, das barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, S. Martinho de Porto e Ericeira, no continente, e a barra de Lajes do Pico, nos Açores.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior 15 e 35 metros, respectivamente.

Segundo a Marinha, a barra de Viana do Castelo está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários