DR
Foto
DR

A melhor garrafa de Absolut Vodka ganha 20 mil euros

A Absolut Vodka lançou uma competição internacional para encontrar o seu próximo grande artista. O vencedor recebe 20 mil euros. Inscrições abertas até 31 de Janeiro.

A famosa marca de vodka Absolut criou uma competição internacional para encontrar o seu próximo colaborador artístico. A Absolut Creative Competition está aberta em 19 países — incluindo Portugal — e o vencedor será premiado com 20 mil euros. As inscrições estão abertas até 31 de Janeiro de 2019.

O concurso divide-se em duas fases: uma nacional, outra internacional. Os 19 vencedores da primeira fase recebem 250 euros e são anunciados em Março de 2019. Em Portugal, os trabalhos vão ser avaliados pela artista Joana Astolfi, pelo crítico Alexandre Melo e por um membro do painel de júris internacional. Depois, os vencedores de cada país vão competir entre si para se encontrar o grande vencedor do concurso, que será anunciado numa cerimónia a decorrer em Maio de 2019. O júri final inclui artistas internacionais de referência, como Maurizio Cattelan, adianta o Imagens de Marca.

As inscrições estão abertas a todos com idade igual ou superior a 21 anos. Os interessados devem consultar o site oficial e descarregar o template da garrafa, que servirá de tela para os trabalhos, e depois submeter a proposta no formulário criado para o efeito. No regulamento, lê-se que as criações devem basear-se “em todos ou em qualquer um dos seguintes lemas: Todos os géneros são iguais; Não importa de onde vimos, somos todos humanos; Todos devem der livres para se expressar; As pessoas devem ser livres para amar quem escolherem”. Os termos e condições podem ser consultados aqui.

No site do concurso, a Absolut revela que desde 1985 colabora com alguns dos artistas "mais ousados e famosos do mundo”. Esta competição é, por isso, uma "missão global para descobrir o próximo [Keith] Haring, [Romero] Britto ou [Mickalene] Thomas”, dando a oportunidade a artistas ou designers “de lançar (ou acelerar) a sua carreira”.

Sugerir correcção