“Mentalidade forte e vencedora”: a anatomia do novo herói croata

Tin Jedvaj, lateral polivalente, salvou a Croácia com dois golos frente à Espanha. “Era um miúdo muito confiante”, revela Tonel.

Foto
Jovem colocou o país em euforia ANTONIO BRONIC / REUTERS

O jovem Tin Jedvaj ainda não deve ter descido das nuvens. Na noite da passada quinta-feira, frente à selecção espanhola, o lateral de 22 anos assumiu-se como um dos rostos da Croácia rejuvenescida, após a despedida dos veteranos Mandzukic, Corluka e Subasic. Com dois golos, salvou a formação croata da eliminação certa, adiando a decisão do apuramento para o jogo frente à Inglaterra.

O “puto maravilha” transformou-se instantaneamente em herói, num país que não é estranho à surpreendente maturidade do jovem que se estreou na selecção com apenas 18 anos. “Foi inacreditável. Todas as crianças sonham representar os respectivos países e o meu sonho realizou-se tão depressa”, afirmou o defesa, em entrevista ao site da FIFA, a respeito da primeira chamada à selecção em 2014.

Nascido e criado em Zagreb, Tin é filho do antigo internacional croata Zdenko Jedvaj. O pai da nova estrela foi também jogador do Dínamo de Zagreb, clube no qual o filho fez, praticamente, toda a formação.

Integrou os sub-15 e foi impressionando os treinadores, conforme progredia nos escalões. Começaria por ser defesa central, mas a necessidade, aliada à polivalência do defesa, transportaram-no para as alas. Direita, esquerda, não interessa. “Jogo onde quiserem que jogue”, garantiu, em declarações ao diário desportivo croata Sportske Novosti, depois de a lesão de Pivaric o ter empurrado para o corredor esquerdo da defesa.   

Foto
Defesa estreou-se na selecção com 18 anos USA TODAY SPORTS

“Era um miúdo muito confiante”

Tonel partilhou balneário com o jovem, numa altura em que este ainda jogava pelos juniores: “Treinei com o Jedvaj numa altura em que ele tinha 17 anos. Há alguns jogadores dos quais já não me recordo, mas lembro-me perfeitamente do Tin porque já era um miúdo descomplexado, ao contrário da maior parte dos jogadores croatas”.

O antigo internacional português relembra a mentalidade “forte, vencedora e confiante” do colega de equipa, relembrando a agradável surpresa que o esperou nos treinos: “Chegámos a fazer treinos de conjunto e o miúdo, a jogar a meu lado, era muito confiante. Já notava que era diferente dos outros. Tinha algo que o destacava: acreditava muito em si próprio”.

No mercado de Verão de 2013, a Roma — na ressaca de uma péssima classificação na Série A — tomou a decisão de contratar o jovem croata por 5 milhões de euros. Porém, no clube italiano, o defesa não teve a época desejada. Apenas alinhou por duas vezes na equipa comandada pelo francês Rudi Garcia, permanecendo no banco nos restantes 36 jogos da Liga italiana.

No final da época 2013-14, sentiu a necessidade de mudar de ares. Um empréstimo para o Bayer Leverkusen foi a solução encontrada pelos italianos. No clube germânico jogou mais vezes, durante mais tempo. “Gostaria de ficar depois de o empréstimo terminar”, chegaria a confidenciar ao Sportske Novosti , acrescentando que a Bundesliga era “superior” à Série A. O Bayer exerceu o direito de compra e, por 7,5 milhões de euros, reteve o defesa croata.

Foto
Clube germânico pagou 7.5 milhões de euros pelo defesa RALPH ORLOWSKI / REUTERS

O calvário das lesões

Apesar do caminho positivo traçado na Liga germânica, o jovem croata tem tido bastante azar, no que à condição física diz respeito. Em 2017, época que se julgava de afirmação, Tin Jedvaj enfrentou o maior contratempo até à data: uma lesão que o imobilizou durante três meses, colocando um ponto final precoce na boa época do defesa. Para além desse revés, o lateral contraiu ainda outras seis lesões ao serviço do Bayer.

No total, o croata passou mais de um ano em recuperação, facto que não abalou o seu optimismo. “Nunca senti que quisesse desistir por causa da lesão. Não sou esse tipo de pessoa. Acredito e trabalho muito. Adoro esta profissão e não posso abdicar dela tão facilmente”, garantiu aos adeptos do Bayer na página do Facebook do emblema alemão.  

Na presente temporada, o azar ainda não bateu à porta. Será que esta época será, finalmente, o ano de afirmação de Tin Jedvaj? Só o tempo dirá mas, com o bis frente à Espanha, o croata dá claros sinais de que essa será uma forte possibilidade.  

Sugerir correcção
Comentar