Portugal decide apuramento sem Cristiano Ronaldo

Empate contra Itália ou Polónia garante presença da selecção nas meias-finais da Liga das Nações.

Foto
Reuters/Carl Recine

Se no próximo mês de Junho Portugal disputar no Porto ou em Guimarães uma das meias-finais da Liga das Nações, o mérito da qualificação portuguesa não terá passado pelos pés de Cristiano Ronaldo. Fernando Santos revelou nesta quinta-feira o nome dos 25 convocados para as duas últimas jornadas do Grupo 3 da prova e, tal como aconteceu nas últimas quatro partidas, o avançado da Juventus não está entre os eleitos. José Fonte, Raphael Guerreiro, André Gomes e João Mário estão de regresso para os confrontos com a Itália e a Polónia, nos quais Portugal precisa de somar um ponto para garantir o apuramento.

O tema, garante Fernando Santos, é um “assunto arrumado”. Após revelar, no início de Outubro, que Cristiano Ronaldo não estaria na convocatória para os jogos na Polónia e Escócia, nem “na próxima, em Novembro”, o seleccionador português mostrou algum desconforto quando confrontado novamente com o tema, e procurou arrumar o assunto com mais um elogio ao habitual capitão da selecção nacional: “A única coisa que quero dizer do Cristiano Ronaldo é que merece ganhar a Bola de Ouro.”

Sem o melhor marcador de sempre de uma selecção europeia, Fernando Santos garante que de amanhã a uma semana, em Milão, Portugal não jogará para o empate, resultado que asseguraria a qualificação portuguesa: “A primeira frase que tive quando aqui cheguei foi ‘ganhar’. Esse é o objectivo, com a certeza de que vamos defrontar uma grande equipa, em processo de crescimento, uma equipa que não tem nada a ver com a equipa que nos defrontou aqui [em Lisboa]. Tem um perfil diferente do jogo da Luz, jogadores mais móveis, e a entrada do Verratti no meio-campo também traz outra dinâmica.”

Na selecção de Sub-21, que defronta a 16 e 20 deste mês a Polónia no play-off de apuramento para o Europeu da categoria, Rui Jorge terá o reforço de Gedson Fernandes, que desta vez ficou de fora da selecção principal, e o regresso de Rafael Leão. O lateral Diogo Dalot, por lesão, é a principal baixa.

Lista de 25 jogadores convocados:

- Guarda-redes: Beto (Goztepe, Tur), Cláudio Ramos (Tondela) e Rui Patrício (Wolverhampton, Ing).

- Defesas: Cédric Soares (Southampton, Ing), João Cancelo (Juventus, Ita), José Fonte (Lille, Fra), Luís Neto (Zenit, Rus), Pepe (Besiktas, Tur), Rúben Dias (Benfica), Mário Rui (Nápoles, Ita) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale).

- Médios: André Gomes (Everton, Ing), Bruno Fernandes (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Mário (Inter Milão, Ita), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern Munique, Ale), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing) e William Carvalho (Betis, Esp).

- Avançados: Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruma (RB Leipzig, Ale), Gonçalo Guedes (Valência, Esp), Rafa Silva (Benfica), André Silva (Sevilha, Esp) e Éder (Lokomotiv Moscovo, Rus).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários