Sismo de 5.2 graus Richter sentido em cinco distritos

De acordo com a informação disponível até ao momento, o abalo, sentido sobretudo no concelho da Figueira da Foz, não causou danos pessoais ou materiais.

Foto
A localização do epicentro do sismo IPMA

Um sismo de 5.2 graus de magnitude na escala de Richter, com epicento situado no Oceano Atlântico, cerca de 480 quilómetros a oeste de Peniche, foi registado pelas 4h27 desta quinta-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho da Figueira da Foz e com intensidade III em diversas localidades dos distritos de Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa”, acrescenta o IPMA em comunicado.

Um sismo de intensidade III na escala de Mercalli modificada pode ser sentido dentro de casa pelos habitantes da zona atingida. Objectos pendurados como candeeiros baloiçam e a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados.

Num sismo de intensidade IV, a vibração causada pelo abalo pode também ser comparada à de uma pancada de uma bola pesada nas paredes da casa. Carros estacionados balançam, janelas, portas e loiças tremem, e os vidros e loiças chocam ou tilintam. As paredes e as estruturas de madeira podem chegar a ranger. 

Sugerir correcção
Ler 5 comentários