No regresso à rotina, não se esqueça do seu animal

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Animal, tire um bocadinho para olhar para ele. Brincar, cuidar, perceber o que falta e de que forma é possível construir um regresso à rotina feliz e saudável.

Foto
D.R.

Estamos em plena rentrée. As aulas começaram há pouco mais de duas semanas, para trás ficou um Verão cheio de viagens, de mergulhos no mar, de castelos na areia, de noites quentes entre amigos, da ausência de horários e rotinas de que somos feitos o ano inteiro. Passamos a vida a contar os dias para entrar em férias, mas a verdade é que o regresso às rotinas também sabe bem. Há saudades de casa, dos amigos da escola, dos jantares em família, entre tantas outras coisas que tornam os dias felizes. No entanto, entrar novamente no dia-a-dia requer uma grande organização. Muitas vezes há novos horários, novos desafios que obrigam a que tudo seja planeado para que o ano comece bem e nada falhe.

Neste processo de regresso à rotina, é imperativo não se esquecer do seu amigo de quatro patas, que também chegou de férias e provavelmente vai precisar de cuidados especiais. Depois de muitos mergulhos no mar, corridas na praia e mudança de ares, é tempo agora de olhar para ele e preparar o seu regresso a casa. No dia em que se assinala o Dia Mundial do Animal, este artigo vai ajudá-lo a fazer uma checklist de tudo aquilo que não se pode esquecer em relação ao seu "patudo".

Marque uma consulta

A saúde do animal doméstico deve ser uma das prioridades dos donos. Os especialistas recomendam, pelo menos, uma ida ao veterinário por ano, para fazer uma consulta de rotina e ver se está tudo bem com o animal. O regresso de férias é sempre uma boa altura para marcar uma consulta e perceber o estado geral do animal. Não se esqueça que há muitas doenças que se evitam com a prevenção!

Tem as vacinas em dia?

Aproveite a consulta para confirmar se as vacinas do seu animal estão todas em dia. É fundamental que os animais mantenham o boletim de vacinas actualizado para evitar problemas maiores, tanto para eles como para os outros animais com quem contactam.

Foto
D.R.

Cuide da higiene

Se levou o seu animal de férias, certamente que ele andou pelas praias ou pelos jardins e a brincar com as crianças. Neste regresso a casa, marque um bom banho e uma tosquia (se for o caso). É sempre uma ocasião para verificar também o tamanho das unhas, limpar as orelhas, entre outros cuidados de higiene fundamentais para manter o seu animal saudável.

Reponha o stock de ração

No meio dos baldes da praia, dos bikinis, das lancheiras com as sandes e com os ovos cozidos, de certeza que não se lembrou que a ração do seu animal estava quase a acabar. Neste regresso, reponha o stock da comida e, já agora, compre-lhe uns mimos (biscoitos). Ele vai adorar!

Não deixe de brincar com ele

Bem sabemos que, nestes regressos às rotinas, o tempo começa novamente a escassear. Não deixe que isso interfira com o bem-estar do seu animal e com a relação que tem com ele. Tire sempre uma parte do dia para o levar a dar um passeio mais longo ou para brincar com ele, mesmo que em casa. É fundamental que eles corram, brinquem e façam exercício, não só para o bem-estar deles como para o combate a certas doenças como por exemplo a obesidade. 

Aproveite e espreite o cesto dos brinquedos. Ele ia adorar ter coisas novas!

Faça um seguro

Por fim, (e talvez o mais importante de tudo) seja pensar em fazer um seguro ao seu animal. O NET ANIMAIS DOMÉSTICOS da MAPFRE Seguros oferece um mundo de vantagens para o seu amigo de quatro patas. Entre elas, os descontos nas vacinas, a redução até 50% em despesas em vários produtos ou serviços, como as consultas da rede de prestadores, serviços de higiene ou de pet sitting. Se pensar comprar este seguro até dia 15 de Novembro irá beneficiar da oferta da 12ª mensalidade. Informe-se aqui e regresse à rotina com o seu animal feliz. 

O regresso à rotina com a MAPFRE Seguros

Advertisement