Foi em Braga que o Sporting de Peseiro caiu pela primeira vez

Num jogo mais disputado do que bem jogado, um golo de Dyego Sousa, aos 67 minutos, garantiu ao Sporting de Braga uma vitória que coloca os minhotos na liderança do campeonato a par do Benfica

Foto
Foi o sexto golo de Dyego no campeonato LUSA/HUGO DELGADO

Após cinco vitórias e um empate contra o Benfica, no Estádio da Luz, o Sporting foi pela primeira vez ao tapete na época 2018-19. No jogo “grande” da 5.ª jornada da I Liga, o Sporting de Braga soube ser paciente e aguentar o ligeiro ascendente do adversário na primeira parte, e, no momento certo, desferiu o golpe que garantiu à equipa de Abel Ferreira o triunfo (1-0). Com um toque de classe, Dyego Sousa fez o quinto golo no campeonato e colocou o Sp. Braga na liderança do campeonato, a par do Benfica.

Ainda sem derrotas esta época, apesar de uma precoce queda na Liga Europa após um duplo empate com o Zorya, Abel Ferreira não surpreendeu. O técnico manteve a aposta dos jogos anteriores para a I Liga, mas foi forçado a mexer na posição “6”: Claudemir entrou para o lugar de Palhinha, que falhou a partida por estar emprestado pelo Sporting. Do outro lado, Peseiro tinha duas baixas importantes: Mathieu e Bas Dost. A ausência do holandês continua a ser uma dor de cabeça para os “leões”.

Os 15 minutos iniciais foram de domínio do Sp. Braga, mas inconsequentes: algumas ameaças, mas pouco perigo para Salin. A partir do primeiro quarto de hora, o jogo mudou. Com superioridade numéria no meio-campo, formado por uma dupla de combate (Battaglia e Gudelj) e um virtuoso (Bruno Fernandes), o Sporting retirou a bola aos bracarenses e começou a jogar no meio-campo do adversário. No entanto, apesar do ascendente, os “leões” também não conseguiam criar oportunidades e apenas aos 35’ colocaram à prova o jovem Tiago Sá: após um livre de Bruno Fernandes, Nani desviou de cabeça e o guarda-redes defendeu com dificuldade para canto.

Os números, ao intervalo, confirmavam uma ténue superioridade sportinguista: 54% de posse de bola; três remates para os “leões” contra dois dos “guerreiros”.

O início da segunda parte foi mais do mesmo. Com mais posse de bola, o Sporting jogava no meio-campo minhoto, mas perto da baliza não conseguia ultrapassar a defesa adversária e Dyego Sousa deixou um aviso: rematou com perigo, obrigando Salin a uma boa defesa.

Quase de imediato, Abel Ferreira fez a primeira aposta e acertou no jackpot. Aos 62’, Eduardo Teixeira entrou para o lugar de Wilson Eduardo e, cinco minutos depois, o ex-estorilista fez a assistência para o único golo: cruzamento rasteiro do lado esquerdo e, na zona do ponta de lança, Dyego Sousa não perdoou. Pelo 22.º jogo consecutivo, o Sporting sofria golos fora de Alvalade.

A ganhar, o Sp. Braga ficou confortável no jogo e Peseiro reagiu: Montero e Nani por Castaignos e Jovane Cabral. A entrada do holandês nada de novo trouxe aos “leões”, mas o jovem extremo voltou a mostrar talento e só não foi capaz de marcar, como vinha sendo hábito, porque Tiago Sá salvou os minhotos.

Sugerir correcção
Comentar